Conselho Universitário conclui discussão e deliberação do texto do novo Estatuto da UERN

O Conselho Universitário (CONSUNI) concluiu nesta terça-feira (16) a apreciação e deliberação do Processo nº 1.746/2016, que analisou a proposta de atualização do Estatuto da Universidade, aprovado em dezembro de 1997 e que regulamenta a Universidade.

O reitor Pedro Fernandes destacou a importância do momento para a Instituição. O processo de atualização do documento começou a ser feito em 2010, e após muitas análises e discussões o Conselho concluiu a apreciação do texto.

“É um momento histórico para a Universidade. Conseguimos finalizar o texto do estatuto a partir de uma discussão democrática e transparente, com a efetiva participação dos três segmentos acadêmicos e da sociedade”, afirmou o reitor.

Com a conclusão da análise do texto do novo estatuto, o documento passará agora por uma análise técnica para padronização e adequações ortográficas. A versão final será apreciada pelo Conselho para só então entrar em vigor.

Informes – Antes da análise dos artigos finais do estatuto, o reitor Pedro Fernandes apresentou os resultados de sua agenda em Brasília, na semana anterior. Ele falou sobre o andamento do processo de liberação das emendas federais direcionadas à Universidade e da Rádio Universitária.

O reitor também apresentou as negociações com o Governo do Estado do Rio Grande do Norte, que apontou a UERN como gestora técnica do processo de implantação do sistema integrado de administração SIGA da UFRN no âmbito do Estado do RN, levando em consideração a expertise da Universidade na implantação deste sistema.

Ele destacou a participação da Universidade nas câmaras setoriais que estão sendo implantadas pelo Governo do Estado para discutir os problemas e fomentar o fortalecimento das cadeias econômicas do Rio Grande do Norte. Nesta segunda-feira (15) a UERN participou da instalação da Câmara Setorial da Pesca e Aquicultura.

Na mesma reunião tomaram posse os conselheiros:

• Prof. Wendson Dantas de Araújo Medeiros, pró-reitor de Ensino de Graduação;
  • Prof. Wogelsanger Oliveira Pereira, pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas;
  • Prof. Agassiel de Medeiros Alves, diretor do Campus de Pau dos Ferros (Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia);
  • Kallio Luiz Duarte Gameleira (recondução)
  • Charles Lamartine Sousa Freitas (recondução)
  • Edilson Gonzaga de Souza Júnior
  • Sandra Maria da Escóssia Rosado