Financiamento da pós-graduação é tema de debate no Fórum de Reitores da ABRUEM

Reitores de universidades de todas as regiões do Brasil participaram de 13 a 14 de junho do 64º Fórum Nacional de Reitores da ABRUEM (Associação Brasileira de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais), realizado em Brasília (DF), com o tema “Desenvolvimento Científico e Tecnológico Regional e o Papel da Pós-Graduação na Correção das Assimetrias”.

Na abertura do evento, o presidente da ABRUEM, Rangel Júnior, enfatizou a necessidade de reafirmar questões essenciais e reforçou o apoio dos reitores à Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) na recomposição do seu orçamento e pela manutenção do grupo de trabalho de bolsas, a fim de pressionar que o governo reconheça a importância do desenvolvimento de ciência e tecnologia para o desenvolvimento do Brasil nos vários setores.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) estava representada pela vice-reitora Fátima Raquel Morais e pelo pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Lopes. “Foi um evento muito importante, pois discutiu o financiamento da pós-graduação, com intensa participação da CAPES, e abriu espaço para que as universidades filiadas à ABRUEM apresentassem como tem sido trabalhada essa pós-graduação, principalmente da perspectiva a interiorização do ensino de pós-graduação, da formação em nível de pós-graduação”, avaliou a vice-reitora.

Além da pós-graduação, a vice-reitora da UERN levantou a questão da necessidade de criação da Câmara de Assistência Estudantil da ABRUEM. Segundo ela, o processo foi acolhido por todos os reitores presentes e solicitado à instituição que apresentasse sua proposta na próxima reunião administrativa, que acontecerá no mês de outubro.