UERN institui Política de Segurança e Saúde no Trabalho

O Conselho Diretor da Fundação Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CD/FUERN) aprovou por unanimidade, com destaque, a minuta de resolução que institui a Política de Segurança e Saúde no trabalho da Fundação.

O relator foi o servidor Almir da Silva de Castro, que deu parecer positivo à aprovação da resolução. “Já está no momento de saber porque existem tantas pessoas doentes em decorrência do trabalho e a Universidade está buscando esse caminho”, afirmou em sua justificativa.

De acordo com a Resolução, a FUERN adotará as medidas necessárias ao desenvolvimento das ações de segurança e saúde do trabalho visando a melhoria contínua da qualidade de vida e saúde das pessoas que fazem parte da comunidade acadêmica, incluindo o corpo docente, corpo técnico administrativo, quadro de pessoal prestador de serviços, bem como, os discentes, trazendo influências positivas ao público externo.

A Política de Segurança e Saúde no Trabalho da FUERN também irá priorizar as ações prevencionistas no sentido de assegurar um ambiente de trabalho e de convívio adequados ao desenvolvimento das atividades como bem-estar e segurança, além de incentivar a participação da comunidade acadêmica no planejamento e implementação das ações desta Política, conferindo plena liberdade à proposição de novas ideias e propiciando a ampla colaboração para o alcance de seus objetivos.

De acordo com a engenheira de Segurança no Trabalho da UERN, Sara Barroso, a Política de Saúde e Segurança do Trabalho da UERN tem um papel fundamental para todas as demais ações que forem realizadas no contexto da qualidade de vida e saúde no trabalho no âmbito da Universidade. “Através da Política criamos uma comissão específica para discutir os temas relacionados à segurança e saúde no trabalho e para traçar metas para o alcance das melhorias propostas. Sem dúvidas, a Política representa um marco para o avanço da UERN no contexto da segurança e saúde ocupacional”, explicou a engenheira.

Segundo o assessor de desenvolvimento organizacional da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da UERN, Márcio Cleiton Lopes, a Política de Segurança e Saúde no Trabalho da FUERN faz parte do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e está na agenda de prioridades da Instituição para este ano. Para ele, a resolução vem institucionalizar e ampliar as ações já desenvolvidas na UERN, como cursos de primeiros socorros, prevenção de incêndio, a Semana de Atenção à Saúde e Segurança no Trabalho, entre outros. “Esta Política vem coroar todas as ações desenvolvidas voltadas para a saúde e segurança do servidor da UERN já realizadas durante todo o ano”, avaliou.