Palestrante da Campus Party Brasil será aluno da UERN

De 13 a 16 de junho, os alunos novatos e veteranos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) deverão realizar as matrículas curriculares para o semestre letivo 2019.1, que tem início no dia 24 de junho.

Entre os alunos novatos é comum a expectativa e ansiedade para começar um curso superior, já que para muitos, o ingresso no mundo acadêmico é o “início do resto de suas vidas”.

Allan Kardec é um dos alunos ingressantes na UERN no período 2019.1, e assim como muitos, vive a expectativa de iniciar um curso superior na instituição. Ele vai ingressar no curso de Ciência da Computação e apesar da expectativa ser grande, a relação com o mundo acadêmico e com a própria instituição não é novidade.

Allan é formado em Informática pelo IFRN, sendo destaque em nível nacional em sua área. Ele será um dos palestrantes do maior evento nacional de Ciência e Tecnologia, a Campus Party Brasilia que acontece no final de junho.

Allan tem 23 anos e mora no município de Caraúbas, localizado a aproximadamente 80 Km de Mossoró. Sua relação da UERN começou quando ainda era aluno do IFRN. Dois de seus professores são egressos do curso de Ciência da Computação da UERN e aos poucos, foram despertando a curiosidade do estudante pelo curso e pelo corpo docente.

Encerrado o curso de Informática no IFRN, Allan foi aprovado para Tecnologia da Informação na Universidade Federal, onde cursou dois semestres, e voltou para sua cidade, para cursar Ciência e Tecnologia na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa).

Nesta época, Allan conta que estava desmotivado com a área, quando foi convidado a participar de uma mesa redonda no Campus do IF em Apodi sobre as perspectivas e o futuro profissional e acadêmico da área de TI. “Foi então que eu conheci a professora Cicília Raquel, da UERN. Sua linha de pesquisa era parecida com a minha. Ela falou palavras muito motivadoras e decidi que ela seria minha orientadora. Aquilo me deu motivação para ir atrás de uma vaga na UERN e foquei no ENEM”, relembra Kardec.

Neste período, ele conta que conheceu outro professor da UERN, Alysson Oliveira, que também contribuiu para sua motivação. “Estou com muitas expectativas e encantado com a UERN por ter a linha de pesquisa que eu estudo e pelos professores. O pessoal da UERN é sempre muito acolhedor. O próprio reitor Pedro Fernandes, nem me conhecia, e foi conversar comigo no lançamento da Campus Party, junto com o diretor do Campus de Natal”, afirma o estudante.

Campus Party – A Campus Party é a maior experiência tecnológica do mundo que une jovens geeks em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital.

A relação de Allan Kardec com a Campus Party começou em 2016, quando ainda morava em Natal e participou de um evento promovido pela PotiLivre, a comunidade potiguar de software livre e teve a oportunidade de falar um pouco sobre o projeto que estava desenvolvendo, sobre automação residencial.

“Quando voltei para minha cidade, co-orientei dois amigos do Ensino Médio no ciclo de feira de ciências com este mesmo projeto. Ganhamos a etapa local mas não conseguimos ganhar nenhuma premiação regional, que aconteceu em Mossoró. No ano seguinte, fizemos pesquisas, melhoramos o protótipo, melhoramos o artigo e conseguimos ganhar duas premiações em mossoró, de melhor embasamento científico e melhor projeto voltado para o empreendedorismo, e chegamos a apresentar esse projeto em Curitiba/PR”, afirmou.

Para Allan, aquilo foi uma grande motivação. “Naquele momento estávamos aplicando o conceito do que é uma comunidade, que é basicamente você passar conhecimento e aprender também junto”, explica o estudante.

Em abril de 2018, aconteceu a Campus Party Natal, que segundo ele, era a oportunidade de participar de um evento de grande porte, por estar sendo realizado em sua região. Ele participou ativamente do evento, chegando a ser palestrante.

Recentemente, uma nova surpresa. O estudante foi convidado a participar da Campus Party Brasil, e foi um dos três potiguares escolhidos para ser um dos embaixadores de conteúdo, um intermediário entre os campuseiros e a campus party para prover melhor a comunicação.

“É um sonho. Ajudar a comunidade e saber que estou fazendo algo para prover conhecimento. Eu sou uma pessoas do interior do Rio Grande do Norte, que está andando o Brasil e podendo trocar conhecimento com pessoas do país inteiro graças a Campus Party, e em breve, espero que graças a UERN. Que a UERN possa incentivar seus alunos a correr atras do conhecimento, a correr atrás de pesquisa, de participar dos eventos e conhecer as pessoas que realmente estão fazendo”, afirmou.

O estudante também chama a atenção dos jovens para aproveitarem as oportunidades, colocando-se como exemplo de sucesso. “Foi uma série de oportunidades que foram surgindo e eu agarrei e espero que dentro da UERN eu faça o mesmo, que eu possa fazer algo tanto pela comunidade acadêmica como pelas comunidades que surgirem dentro da instituição”, finaliza.