Departamento de Informática entrega premiação do Projeto Integrador

O Departamento de Informática da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na manhã desta sexta-feira, 31, a entrega da premiação das iniciativas vencedoras do Projeto Integrador. Os vencedores do projeto foram anunciados durante um momento de confraternização no curso, promovido ao ar livre na Faculdade de Ciências Exatas e Naturais (FANAT).

Com o tema “Gerando soluções para a UERN”, o Projeto Integrador teve como objetivo garantir aos alunos uma maior vivência com a prática profissional, incentivando-os a busca de soluções para a UERN, na área de computação. Participaram oito propostas de todos os períodos do curso direcionadas para o desenvolvimento de soluções aos problemas diários, sendo neste caso, contextualizando a própria Universidade.

O primeiro lugar ficou para o projeto “UERN Foods – Uma ferramenta de economia compartilhada”. Trata-se de um aplicativo voltado para otimizar a venda de produtos alimentícios dentro da Universidade pelos próprios estudantes.

“Muitos alunos que estudam na UERN dependem de uma renda extra, com venda de trufas, bolos. Essas plataformas de deliverys estão funcionando bem e a gente pensou em trazer isso para a Universidade”, explica o estudante João Paulo Silva, da equipe vencedora. O App interliga os alunos que vendem os produtos a possíveis interessados. “Nesse período de férias, pretendemos dar uma otimizada no desenvolvimento do aplicativo e entregá-los nas plataformas play store e app store”, informa.

O segundo lugar ficou para o projeto “Dorneles Treméa – Sistema de gestão de estágios”. E a terceira posição foi ocupada pela proposta SHINY – Sistema de Integração entre o Departamento de Informática. Diretor da FANAT, Lima Júnior enalteceu as propostas apresentadas dentro do Projeto Integrador e ressaltou a importância da iniciativa. “É uma oportunidade de aproximar os estudantes da realidade do mercado. Através do projeto, os incentivamos a transformar o conhecimento adquirido em sala de aula em produto. Foi um momento muito produtivo”, declara.

O professo Isaac Filho, coordenador do projeto, destaca que o resultado foi bastante positivo. “Os alunos se mostraram motivados, trabalharam em equipe e apresentaram soluções interessantes para a Universidade”, frisa. Ele complementa que a proposta é otimizar as ações do Projeto Integrador para os próximos semestres. “Nosso intuito é que possamos melhorar essa nova estratégia de ensino, possibilitando aos alunos uma vivência prática dos conteúdos vistos em sala de aula”, finaliza.