Pró-Reitoria de Extensão apresenta principais ações desenvolvidas na UERN

Servidores e bolsistas que compõem a Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), foram recebidos nesta segunda-feira (20) pelo reitor Pedro Fernandes, pelo chefe de Gabinete da Reitoria, Zezineto Mendes, e pelo subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan.

Pró-reitor de Extensão, o professor Emanoel Márcio apresentou as principais atividades da pró-reitoria, com destaque para o desempenho dos grupos de teatro e dança, Grutum e Grudum, e o projeto Extensarte, que hoje desenvolve uma parceria com o Projeto Esperança, da Paróquia de São José, em Mossoró.

Também foram apresentados resultados de projetos consolidados como o Festuern, que envolve uma média de 800 alunos de escolas públicas localizadas em vários municípios do Rio Grande do Norte, e que este ano chega a sua 14ª edição.

Outro ponto apresentado foi a curricularização da extensão, que coloca a UERN em posição de destaque no País, sendo referência para outras Instituições de Ensino Superior.

“Temos tido avanços consideráveis. Toda a equipe tem sido de uma conduta extremamente satisfatória, com destaque para os bolsistas. Quero registrar a admiração que tenho por esses estudantes, que me encantam com o talento que desenvolvem a partir das atividades da PROEX”, afirmou o pró-reitor.

Diretor de Cultura e Artes da PROEX, Hallysson Dantas apresentou a evolução do Extensarte, projeto desenvolvido atualmente em parceria com o Projeto Esperança, desenvolvendo atividades de música, dança e teatro. Segundo Hallysson, houve uma evolução tanto na quantidade de vagas ofertadas quanto na procura por parte da comunidade. Atualmente o projeto funciona na sede do Projeto Esperança e contempla 119 crianças e jovens.

O reitor Pedro Fernandes agradeceu e parabenizou a equipe da PROEX pelo empenho e destacou a importância das atividades extensionistas para as comunidades onde a UERN está inserida. “Muitas vezes é através da extensão universitária que não apenas a Universidade, mas o Estado chega a algumas comunidades e consegue, através de um projeto, modificar a vida das famílias inseridas naquela realidade, como acontece na zona rural de Apodi”, afirmou.

Ele também destacou a importância da UERN para a consolidação do processo de curricularização da extensão para outras universidades e o papel protagonista da UERN no Fórum dos Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras.

Por fim, o reitor destacou a importância de ampliar a atuação da extensão nos campi avançados, segundo ele, ambientes promissores para desenvolver ações de extensão.

“Estamos em uma universidade socialmente referenciada, e a extensão é uma prova disso. Precisamos entender que instituição é essa e o quão desafiadora ela é, o quão importante ela é para tantas pessoas. Que a gente acredite mais nessa instituição. Ela é nossa e a gente está fazendo a diferença”, concluiu o reitor.