Governo do Estado anuncia complementação de R$ 3,6 milhões para orçamento da UERN

O Governo do Estado anunciou nesta terça-feira (14) a complementação de R$ 3,6 milhões no orçamento da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) para 2020.

A garantia da complementação foi dada à vice-reitora da UERN, Fátima Raquel, pelo secretário de Estado do Planejamento e das Finanças, Aldemir Freire, em reunião no último dia 30. A solicitação da contrapartida foi feita pela vice-reitora como forma de garantir a execução por completo do projeto estruturante da Universidade, que atenderá todos os campi da Instituição.

Deste valor, R$ 3 milhões correspondem à complementação relativa ao corte na emenda federal destinada à Universidade, inicialmente de R$ 20 milhões em investimento para a Instituição.

Com a complementação do Governo do Estado, a UERN poderá cadastrar no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse do Governo Federal (SICONV) o valor total da emenda de bancada federal. A complementação foi reiterada pela governadora Fátima Bezerra, nesta terça-feira (14), após reunião com a diretoria da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN).

Fátima Raquel acompanhada de Zezineto Mendes, em reunião com Aldemir Freire, no dia 30 de abril.

“A governadora Fátima Bezerra, à época senadora, foi muito sensível às necessidades da UERN e teve papel fundamental para a indicação dessa emenda, que foi prontamente apoiada pela bancada federal. Importante destacar que ainda existe a possibilidade do descontingenciamento dos R$ 3 milhões da emenda federal. A garantia dada pelo Governo do Estado possibilita que possamos cadastrar no SICONV todos os projetos definidos pela comissão executiva. Agradecemos à governadora, à bancada federal e ao secretário pela sensibilidade e atenção com a UERN”, afirmou a vice-reitora Fátima Raquel.

Os recursos serão aplicados em obras de infraestrutura e aquisição de equipamentos, de acordo com a demanda apresentada pela Comissão Executiva formada pela gestão e representantes das Unidades Acadêmicas. O valor total da emenda irá contemplar todos os campi da Universidade.

O restante do complemento refere-se à liberação das contrapartidas de convênios, que irão possibilitar a liberação dos recursos captados pela Instituição no valor de R$ 6,6 milhões; e a liberação da última parcela do Proinvest, recurso que será direcionado à conclusão do Campus de Natal.