Gestão conversa com professores da FAFIC sobre melhorias estruturais

Dando continuidade ao encontro com representantes das faculdades da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a gestão universitária teve uma reunião na tarde desta sexta-feira (26) com a direção e professores da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).

Todas as faculdades estão sendo ouvidas pela gestão, com o objetivo de estreitar o diálogo com as unidades para somar esforços no sentido de encontrar soluções para os problemas que atingem a comunidade universitária. A reunião com a FAFIC foi conduzida pela vice-reitora Fátima Raquel Morais, que destacou a importância deste momento com as faculdades. “Pensando coletivamente podemos achar soluções para os problemas que ainda não foram sanados e assim, conseguirmos fazer com que a Universidade continue avançando”, argumentou a vice-reitora.

Diretor da Faculdade, o professor Willian Coelho apresentou as principais demandas da FAFIC, principalmente em relação a questões estruturais inerentes a todos os cursos da unidade, como iluminação, banheiros, obras de acessibilidade, aquisição de equipamentos, entre outras. Questões como aula de campo e aquisição de softwares específicos de determinados cursos, como Geografia e Comunicação, também foram apresentadas.

No geral, os professores relevaram a importância dos avanços na dimensão pedagógica dos cursos, porém, afirmaram que é preciso avançar em estrutura, principalmente em relação aos problemas em decorrência do prédio onde funcionam a FAFIC e FANAT, que já tem mais de 40 anos.

A vice-reitora reconheceu as limitações na estrutura, e anunciou que o contrato com a empresa licitada para fazer a manutenção na Universidade foi retomado, e que nos próximos dias os reparos mais urgentes já começarão a ser feitos. A Pró-Reitoria de Administração da UERN já está visitando a estrutura a fim de identificar as demandas mais urgentes e definir os pontos críticos e as prioridades.

Fátima Raquel também explanou sobre a realidade em relação ao investimento vindo do Governo do Estado. Durante todo o ano de 2018, a instituição contou somente com R$ 70 mil para investimento. Em 2019, o quadro é ainda pior, sem previsão de investimento através da Fonte 100.

“O que está nos ajudando são as emendas estaduais e federais destinadas à UERN. Com a emenda de R$ 17 milhões, serão contemplados a biblioteca, segurança, auditório, pavimentação e um novo centro de convivência no Campus Central. Além disso, estamos tentando liberar recursos para trazer melhorias para a nossa Universidade. Vamos continuar nesta luta. A Universidade é nossa e o objetivo de todos nesta sala é um só: fazer a Universidade avançar”, concluiu a vice-reitora.