FAD promoverá Mostra de Vídeos sobre Violações a Direitos Fundamentais

Aliando teoria e prática, será realizada nesta quarta-feira, 24, a I Mostra de Vídeos Acadêmicos da FAD: Violações a Direitos Fundamentais. A ação de extensão será das 9h às 11h, na Sala de Pós-Graduação na Faculdade de Direito (FAD), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

O evento é uma realização dos alunos da disciplina Direito Constitucional I e tem por objetivo mostrar ao público em geral as violações cotidianas a direitos fundamentais. Para isso, os estudantes foram a campo investigar situações cujos direitos são violados, com foco na própria localidade onde vivem.

Após a identificação do caso, os alunos produziram vídeos explicando qual o direito violado em cada situação e as respectivas classificações teóricas. Além de propor possíveis saídas para solucionar o problema. Os vídeos resultantes deste trabalho serão exibidos na Mostra para a comunidade acadêmica.

“O evento é importante porque une, na mesma ação, teoria e prática, ensino, pesquisa e extensão. Os alunos investigam e apontam problemas de negação de direitos fundamentais, numa visão crítico-empírica. Por outro lado, a comunidade tem acesso a diagnósticos sobre a realidade onde vive, podendo surgir questionamentos e, quiçá, mudança social”, avalia o Prof. Dr. Lauro Gurgel, coordenador da atividade. A Mostra tem ainda a coordenação do monitor da disciplina Direito Constitucional I, Tharleton Luis de Castro, e conta com o envolvimento de todos os alunos da turma.

A Mostra é aberta à comunidade acadêmica em geral. O evento dará certificado de duas horas/aula.