CONSUNI aprova resolução que adota votação on-line para escolha de representantes da comunidade acadêmica

O Conselho Universitário da UERN (CONSUNI) aprovou na manhã de hoje (2), Resolução que altera o modelo de escolha de seus representantes junto à comunidade acadêmica. Ao todo, 24 conselheiros votaram a favor do parecer do relator professor David de Medeiros Leite, 10 conselheiros votaram contra e dois se abstiveram.

A reunião geral ordinária foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto, presidente do CONSUNI, e contou com a participação maciça de representantes dos segmentos, unidades acadêmicas e comunidade externa. Na oportunidade, o professor Francisco Carlos Carvalho de Melo tomou posse no Conselho, como um dos representantes da comunidade.

A Resolução aprovada possibilita uma ampliação da participação da comunidade no processo de escolha dos seus representantes. A partir de agora, o processo será de consulta on-line, por meio do qual os professores, técnicos e alunos poderão votar em seus representantes pela Internet, seguindo o exemplo do que já ocorre no Conselho Diretor (CD-FUERN) e no Conselho Curador (CC-FUERN).

O Diretório Central dos Estudantes (DCE) e a Faculdade de Direito (FAD-UERN) já adotam a consulta on-line na escolha de seus representantes. “Nossa experiência com a votação on-line da FAD foi muito positiva. Todos puderam participar”, afirmou o professor Lauro Gurgel, diretor da FAD, acrescentando que “a minuta da resolução é perfeita, mais democrático e isonômico é impossível”.

A proposta de resolução foi posta em análise na reunião do Consuni do último dia 12 de março, na ocasião houve um pedido de vista da conselheira Kelânia Mesquita. A análise foi concluída hoje, com aprovação do parecer do relator.

Com a resolução aprovada, os servidores ativos e os estudantes poderão participar da escolha através do voto pelo computador, ou mesmo pelo seu smartphone, de qualquer lugar com acesso à Internet. As candidaturas serão regidas por edital específico.