CONSUNI aprecia proposta de resolução que prevê sistema mais participativo de escolha de representantes

O Conselho Universitário da UERN (CONSUNI) se reúne nesta terça-feira (2), às 9h, para deliberar sobre proposta de resolução que altera o modelo de escolha de seus representantes junto à comunidade acadêmica. Pelo documento a ser analisado, a escolha dos membros do Consuni que representarão as categorias de docentes, técnicos-administrativos e discentes deve ser feita por meio de consulta on-line, seguindo o exemplo do que já ocorre no Conselho Diretor (CD-FUERN), no Conselho Curador (CC-FUERN), no Diretório Central dos Estudantes (DCE) e na Faculdade de Direito (FAD-UERN).

A medida visa ampliar as possibilidades de participação da comunidade acadêmica no processo, principalmente dos servidores que atuam nos campi avançados, que pelo modelo em vigor têm que se deslocar a Mossoró para participar da consulta pública realizada nas assembleias das categorias.

Caso a proposta seja aprovada, os servidores e discentes poderão participar da escolha através do voto pelo computador, ou mesmo pelo seu smartphone, de qualquer lugar com acesso à internet. As candidaturas serão regidas por edital específico, seguindo o modelo já em vigor na escolha para o Conselho Diretor.

A proposta de resolução foi posta em análise na reunião do Consuni do último dia 12 de março, mas uma conselheira pediu vista do processo. A análise será retomada amanhã.

O Consuni é presidido pelo reitor Pedro Fernandes – e em sua ausência – pela vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais. Compõem o conselho mais 46 membros, entre pró-reitores; diretores de faculdades e campi avançados; presidentes do Sintauern, Aduern e DCE; representantes dos docentes, técnicos-administrativos e discentes; além de cinco representantes da sociedade civil organizada.