Reitoria discute possibilidades para garantir atendimento nas clínicas odontológicas de Caicó

O reitor Pedro Fernandes e a vice-reitora Fátima Raquel, acompanhados de pró-reitores e assessores, receberam na tarde de hoje (11) o diretor do Campus de Caicó, Álvaro Lima, e os professores Ana Clara e Pablo de Castro, do curso de Odontologia. Foram discutidas as medidas urgentes para garantir o atendimento nas clínicas odontológicas do Campus Caicó, bem como as atividades letivas.

No momento, o atendimento nas clínicas está suspenso. A UERN explica que o procedimento licitatório para aquisição de materiais para a Clínica Odontológica do Campus de Caicó foi concluído e os contratos assinados ainda em 2018, contudo, um ofício do Governo do Estado antecipando o fechamento do orçamento estadual impediu novas despesas, o que impossibilitou a UERN de adquirir os materiais.

A Universidade está analisando as possibilidades legais de atendimento às demandas de forma emergencial. O reitor Pedro Fernandes pediu a compreensão de todos e demonstrou que a Universidade vem acompanhando essa situação de perto. “A Universidade é um ambiente que oferece oportunidades, não devemos interromper a formação de nossos alunos”, afirmou.

Egressa da primeira turma de Odontologia, a professora Ana Clara, responsável pelas clínicas, apresentou as necessidades emergenciais para a retomada do atendimento. “Agradeço e reconheço a disposição de todos vocês em busca de soluções”, afirmou Ana Clara.

A assessora de Licitações e Convênios da UERN, Cybelle Albuquerque lembrou que existe uma portaria do reitor Pedro Fernandes, assinada no ano passado, designando uma equipe de planejamento para contratação desse material, o que demonstra que as medidas já vinham sendo adotadas antes mesmo do encerramento da vigência dos contratos anteriores, o que evidencia o empenho da gestão para atendimento da demanda, entendendo a importância de tal aquisição.

“As atividades da equipe de planejamento foram concluídas. Atualmente estamos na fase de pesquisa de preço necessária à conclusão da fase interna do certame, mas a UERN busca outras soluções”, destacou Cybelle.

O diretor do Campus de Caicó, Álvaro Lima, afirmou que as soluções discutidas serão levadas para o Departamento.

Participaram da reunião: o chefe de Gabinete, Zezineto Mendes; o subchefe de Gabinete, Esdras Marchezan; o pró-reitor de Administração, Tarcísio Barra; os assessores Cicília Maia, Cybelle Albuquerque, Arnaldo Viana e Wogelsanger Oliveira; e o engenheiro Bruno Farias.