NAMI promove confraternização natalina e homenageia entidades parceiras

A magia do Natal tomou conta da Faculdade de Enfermagem, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAEN/UERN), na tarde desta quarta-feira. Em um momento lúdico e de alegria contagiante, o Núcleo de Atenção Materno Infantil (NAMI) promoveu a sua festa natalina, marcando o encerramento das atividades de 2018.

Fantoches, apresentações musicais e homenagens fizeram parte da comemoração. Para abrilhantar ainda mais a festa, o NAMI contou com a parceria da equipe do “Meu Melhor Natal”, que entregou brinquedos a crianças atendidas pelo Núcleo. “Foram comprados brinquedos especiais para estimular a capacidade motora das crianças”, explica Márcio Cleiton, que está à frente da campanha.

A entrega dos brinquedos contou com a parceria direta do grupo Coisas de Mãe, que arrecadou o dinheiro para a compra dos itens especiais. O Curso Preparatório Damásio Educacional também colaborou para a concretização do momento.

Durante a programação, ainda foram entregues certificados de reconhecimento à Residência Multiprofissional em Atenção Básica, ao Centro Acadêmico da FAEN e à própria Faculdade pelo apoio que viabiliza o funcionamento do Núcleo. “Nosso muito obrigada a todos que fazem o NAMI ser hoje uma realidade”, externa a enfermeira Hosana Mirelle.

Mais do que um momento de confraternização, a festa natalina foi um momento de agradecimento, em uma via de mão dupla. Aqueles que fazem o NAMI agradeceram aos pais das crianças pela confiança e aos profissionais e estudantes envolvidos no projeto por toda dedicação ao trabalho. Já as mães das crianças atendidas externaram sua gratidão por todo o acolhimento ofertado pelo NAMI.

Graciele Lopes ressalta a importância do Núcleo na evolução de sua filha Bianca, de 3 anos. “Estou aqui desde o início, e ao longo dos meses percebo significativa melhora no desenvolvimento dela”, afirma. Ana Paula, mãe da pequena Ruth, compartilha do sentimento e vai além. “O NAMI oferece apoio não apenas para as crianças atendidas, mas para toda a família. Aqui aprendemos como fazer o acompanhamento em casa e temos todo o atendimento necessário. Nos sentimos acolhidas”, declara.

Em pouco mais de seis meses de funcionamento, o NAMI já ofereceu mais de 1.600 atendimentos, nas mais variadas especialidades. “Em pouco tempo nos sentimos vitoriosos em ver as crianças respondendo aos estímulos”. O Núcleo atende crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika, e conta profissionais nas áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, psicologia, neurologia, terapia ocupacional, fonoaudiologia, pediatria, oftalmologia.