Reitor entrega ao professor Boaventura de Sousa Santos a portaria com concessão do título de Doutor Honoris Causa da UERN

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto entregou nesta quarta-feira (12), durante o 44º Encontro Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas Brasileiras, a portaria de concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor português Boaventura de Sousa Santos.

O professor Boaventura de Sousa Santos, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho em defesa da educação como prática social transformadora, ministrou a palestra magna no 44º Encontro Nacional do FORPROEX, em Vitória/ES, abordando o tema “As políticas de extensão na perspectiva do conhecimento pluriversitário”.

“Concedemos essa homenagem no ano do cinquentenário da UERN. Faremos uma programação especial para a entrega desse título. Será uma honra prestar essa homenagem ao professor Boaventura”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Na oportunidade, o reitor Pedro Fernandes entregou a Boaventura de Sousa Santos um material informativo sobre a UERN e uma coletânea com obras do poeta popular Antonio Francisco.

PERFIL: Boaventura de Sousa Santos é professor Catedrático Jubilado da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra; coordenador científico do Observatório Permanente da Justiça.

Dirige o projeto de investigação ALICE – Espelhos estranhos, lições imprevistas: definindo para a Europa um novo modo de partilhar as experiências do mundo, um projeto financiado pelo Conselho Europeu de Investigação (ERC), um dos mais prestigiados e competitivos financiamentos internacionais para a investigação científica de excelência em espaço europeu.

Tem trabalhos publicados sobre globalização, sociologia do direito, epistemologia, democracia e direitos humanos. Os seus trabalhos encontram-se traduzidos em espanhol, inglês, italiano, francês, alemão, chinês e romeno. (Fonte:www.boaventuradesousasantos.pt)