Campus da UERN em Pau dos Ferros inaugurará biblioteca no dia 30 de novembro

A Reitoria da UERN e a direção do Campus Avançado de Pau dos Ferros realizarão na próxima sexta-feira (30), às 9h, a inauguração da nova sede da Biblioteca Setorial Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas.

Contemplada com o edital do CT-Infra, da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), a biblioteca foi construída com recursos captados pela pós-graduação com os programas estabelecidos no CAMEAM/UERN – Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) e Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE) – e contou com contrapartida da UERN.

“É uma grande satisfação ver essa obra concluída. Ainda como pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, eu participei da formulação desse projeto. Tenho certeza que Pau dos Ferros fará bom uso”, afirma o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto.

Conforme a direção do Campus, os professores do PPGL fizeram a indicação para construir uma biblioteca com esses recursos aplicados pelo CT-Infra/FINEP, que proporciona, dentre outras coisas, e por editais específicos, investimentos em Programas de Pós-Graduação (Mestrado e Doutorado). A realização foi acompanhada por uma comissão de professores doutores liderados por Maria Lúcia Pessoa Sampaio, Ivanaldo Oliveira dos Santos Filho, Guilherme de Oliveira Martins, Gilton Sampaio de Souza e, ainda, e pelo bibliotecário Tiago Emanuel Maia Freire.

A Biblioteca Setorial leva o nome do Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, diretor do Colégio Diocesano de Mossoró e ex-reitor da UERN. Padre Sátiro, que tem 89 anos, liderou o processo de estadualização da UERN. Já o novo auditório da biblioteca levará o nome da professora Joseney Rodrigues de Queiroz (in memoriam), que foi diretora do CAMEAM nos anos de 2016 e 2017.

A nova biblioteca foi a primeira grande obra, com recursos provenientes da Finep, fora do Campus Central. Trata-se de um projeto grandioso, resultado da construção coletiva de vários docentes e técnicos-administrativos ao longo dos últimos anos.

A obra foi executada pela empresa RCC – LTDA, vencedora da licitação, e teve projeto acompanhado pelo engenheiro civil Xavier Oliveira, fiscal do contrato e integrante da equipe da Assessoria de Infraestrutura da UERN. Assessor de Infraestrutura, Osmídio Dantas explica que a biblioteca é totalmente acessível e tem plataforma elevatória para pessoas com necessidades especiais. A fiscalização da obra também contou com outros profissionais da Assessoria de Infraestrutura, como a engenheira elétrica Maria Teresa, a engenheira de segurança do trabalho Sara Barroso e as arquitetas Bruna Dantas e Giomara Lopes.

Estrutura
O prédio, de arquitetura moderna, tem três pavimentos: o primeiro piso (térreo) será ocupado pelo acervo de mais de quase 20 mil livros e periódicos. Já o segundo piso será destinado a salas de estudos individuais e coletivos.

O terceiro piso se constitui de um auditório com capacidade para 150 pessoas. Além disso, nos pisos dois e três há salas administrativas e de reuniões, além de uma plataforma elevatória, já em pleno funcionamento, destinada a promover a acessibilidade a pessoas com necessidades especiais.

A nova biblioteca vai beneficiar diretamente uma comunidade de quase duas mil pessoas e servirá como local bem mais confortável de estudo e pesquisa para milhares de estudantes, servidores técnico-administrativos e professores/as, além de se tornar uma biblioteca pública para toda a comunidade alto-oestana.

Os professores Jailson José dos Santos e Agassiel de Medeiros Alves, respectivamente, diretor e vice-diretor do Campus, falam com entusiasmo dos serviços que as novas instalações da biblioteca vão proporcionar à Comunidade Acadêmica da UERN em Pau dos Ferros.

A direção do Campus reforça o convite para toda a comunidade. Na ocasião, haverá apresentação da Orquestra Filarmônica Pauferrense “Antônio de Holanda Cavalcanti”, um projeto de orquestra sinfônica que se desenvolve em parceria com o Campus da UERN em Pau dos Ferros e vai abrilhantar a solenidade de inauguração da biblioteca.