Semana da Ciência da Computação 2018 tem início no Campus Central

O Departamento de Informática e o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Ciência da Computação realizaram, na tarde desta segunda-feira (15), a abertura da Semana da Ciência da Computação 2018, que se estende até o próximo sábado (20) e tem como tema “Educação, tecnologia e inovação: 20 anos de computação”.

A cerimônia de abertura contou com mesa-redonda com dois egressos do curso de Ciência da Computação, que falaram sobre a relação que tiveram com a Universidade e o mercado de trabalho.

Patrício de Alencar e Cleone Silva de Lima relataram suas trajetórias acadêmicas e profissional e destacaram aos estudantes presentes a importância do esforço e do enfrentamento das dificuldades ligadas à capacitação profissional.

Hoje professores universitários, os dois egressos também ressaltaram a necessidade de aliar os estudos acadêmicos às demandas e à realidade vivenciada fora da universidade. “Às vezes os alunos fazem um projeto que é muito ligado à teoria, mas que na prática acaba não tendo aplicabilidade”, destacou Patrício.

Mediadora da mesa-redonda, a pró-reitora adjunta de Gestão de Pessoas da UERN, Jéssica Neiva, que também é professora do Departamento de Informática, enalteceu os avanços conquistados pelo curso, que em 2018 completa 20 anos, e ressaltou o impacto social gerado ao longo dessas duas décadas.

“Imaginem quanto desenvolvimento esse curso gerou para o Estado, o quanto nossos egressos contribuíram e estão contribuindo”, apontou a pró-reitora adjunta.

Por sua vez, a professora Cicilia Maia, também do Departamento de Informática e assessora técnica da Reitoria, salientou a qualidade e o perfil acolhedor do curso de Ciência da Computação e frisou o empenho dos professores ao longo das duas últimas décadas.

“É isso o que nos move e o que nos difere. Nosso desejo é sermos sempre a melhor referência para os alunos”, afirmou Cicilia.

Presente especial

Também presente à cerimônia de abertura, a professora Francisca Ramos, pró-reitora de Ensino de Graduação da UERN, enfatizou também o papel da Universidade como instrumento transformador de vidas.

“Imagine se nós não tivéssemos a UERN”, frisou a pró-reitora, que reforçou o desejo dos professores de mostrar aos alunos que, apesar das dificuldades, é preciso persistir em busca dos objetivos.

A professora também relatou a alegria ao saber que um dos egressos que participava da mesa-redonda havia sido seu aluno no ensino fundamental. “É uma alegria muito grande quando a gente vê nossos alunos seguindo também suas trajetórias. E hoje, Dia do Professor, não poderia haver um presente melhor do que esse”, afirmou.

Programação

A Semana de Ciência da Computação 2018 segue até sábado trazendo diversos painéis e palestras, além de uma maratona de programação entre os participantes.

Até sexta-feira (19), as atividades ocorrerão no Campus Central da UERN. Já no sábado, o evento continua no Partage Shopping, com diversas ações.

A Semana de Ciência da Computação acompanha a VI Semana de Ciência e Tecnologia, cuja abertura acontece na noite desta segunda-feira (15), no Campus Central da UERN.