Programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação inicia no Campus de Assú

A programação da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação tem início nesta quarta-feira, 10, no Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão (CAWSL), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), em Assú. Até esta quinta-feira, 11, a Unidade desenvolverá uma série de atividades voltadas para divulgação, socialização e integração dos conhecimentos científicos.

Durante os dois dias estão programados mesas-redondas, workshops, exposição dos resultados dos projetos de iniciação científica e tecnológica – edição 2017-2018 PIBIC/PIBITI/PIBIC-EM e uma conferência sobre o tema geral da Semana: “Ciência para redução das desigualdades”. Também serão realizados o XIV Salão de Iniciação Científica e Tecnológica e uma palestra sobre o Programa Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR).

A VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação acontecerá até dia 26 de outubro, no Campus Central e nos Campi Avançados da UERN. Após Assú, a programação será desenvolvida no Campus Central, de 15 a 19 de outubro; em Caicó, dias 22 e 23 de outubro; no Campus de Patu, nos dias 23 e 24; e no período de 24 a 26 de outubro, no Campus Avançado Profª. Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), em Pau dos Ferros.

Paralelo à programação da Semana, serão realizados outros eventos como o XIV Salão de Iniciação Científica, o VII Encontro de Pós-Graduação, o VII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio, o V Encontro de Gestão, Empreendedorismo e Inovação, o III Colóquio Temático das Unidades Acadêmicas da UERN e IV Salão de Extensão, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural.

A iniciativa tem como objetivo integrar alunos, professores, técnicos administrativos e os diferentes segmentos da sociedade em torno da discussão da ciência, tecnologia e inovação. A proposta é buscar a popularização e divulgação da ciência como base para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social.

Programas formativos

Durante o evento, também ocorreu a abertura dos programas formativos do PIBID E RESPED.

A mesa de abertura contou com a participação da diretora do CAWSL, Marlúcia Barros Lopes Cabral; da pró-reitora de Ensino de Graduação, Francisca Ramos Lopes; e do professor Alan Solano, coordenador institucional do PIBID e, na ocasião, representante do Setor de Programas Formativos, PROEG/UERN.

Ainda pela manhã, foi realizada uma mesa-redonda intitulada “A (des)construção dos programas de iniciação à docência: PIBID e RESPED/UERN-movimentos e resistência”, que teve como mediador o professor Jeyson Lima, do Departamento de Geografia do CAWSL.

Nas explanações, teve destaque a importância dos programas PIBID e RESPED para o crescimento acadêmico por meio de um trabalho crítico e reflexivo, através do qual se trabalha a relação teoria-prática, como também a parceria entre a UERN e as escolas da educação básica, contribuindo para o cumprimento e expansão de seu papel social.

As diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UERN se envolveram no planejamento, organização e execução da VI Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação. A programação completa do evento pode ser conferida aqui.