“A UERN é a utopia tornada realidade”, diz reitor

No discurso de encerramento, o reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) como a utopia que se tornou realidade.

Ele percorreu a história da UERN lembrando que ela nasceu ao mesmo tempo pública e privada. Na sequência, ele fez questão de nominar cada um dos ex-reitores e presidentes da fundação. “Saúdo cada um deles por terem feito essa história sair da utopia e virar realidade com a ajuda de toda a comunidade acadêmica”, destacou.

O reitor também registrou a importância das entidades representativas (DCE, Sintauern e Aduern).

O processo de estadualização foi lembrado como uma ousadia de visionários. “O espírito visionário da UERN não parou por aí até que em 1987 a Universidade viveu outro momento importante ao se tornar estadual”, lembrou.

Ele lembrou que a UERN é uma Universidade socialmente referenciada, que avança na verticalização do ensino. “Temos a alegria de ofertar 67 cursos de graduações e 27 pós-graduações stricto sensu. Tudo isso é resultado da política de capacitação de técnicos e docentes”, lembrou.

O reitor destacou a criação da Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) e o recredenciamento aprovado esta ano junto ao Ministério da Educação. “Nos últimos anos priorizamos o recredenciamento da UERN como Instituição de Ensino Superior (IES), tendo como marca a interiorização do ensino superior, fazendo da UERN uma Universidade inclusiva e popular”, lembrou.

O reitor falou também sobre novos desafios como a necessidade de unir a Universidade para que ela tenha autonomia financeira. “A defesa da autonomia financeira e de gestão patrimonial é uma luta que deve nos unir para que a Universidade possa definir seus rumos”, declarou.

No final do discurso, o reitor lembrou que os próximos 50 anos reservam novos desafios para a Universidade “A UERN que temos hoje não é mais a que tínhamos ontem e agora vamos construir um novo futuro, porque os novos desafios surgem todos os dias”, frisou.

O reitor encerrou o discurso conclamando a toda comunidade acadêmica para construir os próximos 50 anos da UERN.

Confira o discurso do reitor Pedro Fernandes, na íntegra aqui.