Em alusão ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, lembrado em 21 de setembro, está sendo realizada nesta semana uma programação especial para despertar a reflexão sobre as conquistas e desafios na garantia dos direitos das pessoas com deficiência. A Diretoria de Ações e Políticas Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) é uma das organizadoras, juntamente com entidades de apoio a pessoas com deficiência.
Com o tema “Quem sabe faz a hora, não espera acontecer”, a abertura será nesta quarta-feira, 26, às 7h30, no auditório da Faculdade Diocesana. Na ocasião, haverá mesa-redonda sobre “Conselhos Municipais Participativos: Qual o seu lugar na vida das cidades?”. O debate será mediado por José Nelton de Carvalho, da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), e contará com a presença de representantes do Ministério Público, da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), da Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) e do Conselho Municipal sobre os Direitos da Pessoa com Deficiência de Natal.
Ainda na quarta-feira, no período da tarde, será realizada uma caminhada referente ao Dia Nacional do Surdo e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência. A movimentação sairá do Centro de Atendimento ao Surdo, na avenida Rio Branco, e percorrerá as principais ruas do centro da cidade.
Na quinta-feira, 27, a programação continua com a realização do VI Festival Cultural de Libras e do I Festival de Diversidade e Inclusão: Livres e Iguais em Dignidade e Direitos, na Estação das Artes Elizeu Ventania. O encerramento será na sexta-feira, 28, com um ato na Assembleia Universitária da UERN, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.