CONgest é aberto com palestra sobre crise nos Estados

Foi aberto na noite desta segunda-feira, 27, o V Congresso de Economia & Gestão (CONgest), organizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

O evento foi aberto pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro que destacou a necessidade de se formar empreendedores. “Muitos alunos chegam focados na necessidade de passar em concurso, mas precisamos focar também na formação de empreendedores”, declarou.

O diretor da FACEM, Leovigildo Cavalcanti, coordenador-geral do evento, destacou que o V CONgest é um momento de reflexão sobre gestão. “A nossa Faculdade é grande e este evento mostra isso”, reforçou.

Ricardo Valério Costa Fernandes, presidente do Conselho Regional de Economia (CORECON), também esteve presente e falou da necessidade de se encontrar soluções para o desenvolvimento do Estado e disse considerar a UERN fundamental nesse processo. “O Rio Grande do Norte precisa voltar a ser planejado. O último governador, talvez, a fazer planejamento de médio e longo prazo foi o saudoso Cortez Pereira. Esse projeto Mais RN é fundamental. Essa Universidade é um centro de saber e fundamental para planejar o futuro do nosso Estado”, acrescentou.

O palestrante da abertura foi André Horta, secretário estadual de Tributação, que abordou o tema “A Crise Fiscal dos Estados: diagnósticos e soluções para o crescimento”.

Durante a fala, ele apresentou vários números das receitas e despesas do Estado do Rio Grande do Norte. “A receita voltou a crescer acima da inflação. Temos uma perspectiva de recuperação mais à frente”, explicou.