UERN formará doutores na rede federal técnica do Sertão Pernambucano

A pós-graduação da UERN comemora uma importante conquista. Nesta quinta-feira (16), a CAPES/MEC homologou a oferta do curso de Doutorado Interinstitucional em Letras (DINTER), do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), Campus Avançado “Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia” (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros. A instituição receptora será o Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IF Sertão – PE), em Salgueiro/PE.

“Depois de ofertarmos cursos de Minter e Dinter como instituição receptora, é uma imensa alegria a UERN se lançar como instituição promotora. Isso só demonstra nossa capacidade de formar professores em alto nível. A UERN está de parabéns. Nosso reconhecimento às equipes do PPGL/CAMEAM e da PROPEG”, afirmou o reitor Pedro Fernandes.

Por meio de nota, a Profª. Dra. Maria Edileuza da Costa, coordenadora do PPGL, e o Prof. Dr. Gilton Sampaio de Souza, vice-coordenador do PPGL, ressaltaram o fato de Pau dos Ferros ser referência em Pós-Graduação em Letras no Brasil. “A UERN ultrapassa as barreiras estaduais, no que há de melhor na educação pública do Brasil. Com esse marco, e somando a muitas outras conquistas e ações formativas, a UERN se torna também referência no Brasil a ter programa de pós-graduação de qualidade na menor cidade do Brasil e por esse programa avançar para grandes centros e para estados mais ricos do Nordeste”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, Dr. Rodolfo Cavalcanti, destaca que essa conquista representa um salto imensurável para a Universidade, no que se refere à oferta de cursos de pós-graduação. “Possuímos uma história recente em atividades dessa natureza. Há exatos 11 anos, não tínhamos à nossa disposição ofertas de mestrado e doutorado. Hoje, já se somam 22 ofertas e com perspectivas de ampliação para os anos vindouros. Isso demonstra a força do trabalho coletivo, aliado às políticas institucionais de incentivo à pesquisa e à capacitação dos docentes e técnicos”, afirmou Rodolfo Cavalcanti.

A coordenação do DINTER será do Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes (coordenador) e do Prof. Dr. Wellington Vieira Mendes (vice-coordenador), escolhidos pelo colegiado do PPGL/UERN. O professor Wellington Vieira, inclusive, é egresso da primeira turma do PPGL.

“Em nome do PPGL/UERN, agradecemos o apoio, o envolvimento e torcida de todos que contribuíram para esse momento histórico de nossa Universidade, do mais simples funcionário terceirizado e de apoio do CAMEAM ao setor técnico, docente, discente do PPGL, à direção do Campus e equipe técnica, ao Fórum de Pós do CAMEAM, à PROPEG e à Reitoria da UERN. Todos, de uma forma ou de outra, contribuíram para esse momento”, assinam a nota Edileuza da Costa e Gilton Sampaio.