Reitor Pedro Fernandes defende pacto pela Inovação no Rio Grande do Norte

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto foi um dos palestrantes da mesa-redonda que discutiu nesta quinta-feira (2) a temática “Inovação e Desenvolvimento”, durante a programação do 12º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (CONGESP). A mesa-redonda contou com a participação de Jorge Falcão, pró-reitor de Pesquisa da UFRN, e de Wagner Siqueira, do Conselho Federal de Administração (CFA).

Em sua fala, Pedro Fernandes apresentou o Mapa Estratégico da UERN e conclamou a criação de um Pacto pela Inovação do Rio Grande do Norte. O pacto tem como objetivo criar um ecossistema de inovação competitiva para o desenvolvimento do RN, alinhado aos programas, projetos e planos de desenvolvimento do Estado.

O quadro que mostra a coalizão de forças para o desenvolvimento do RN, coloca o Estado, representado pela Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN), no centro de um sistema que engloba universidades, institutos de pesquisa, iniciativa privada, federações, terceiro Setor e esferas governamentais.

Pedro Fernandes defendeu também a criação de uma Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação, o que traria mais protagonismo para as ações nesta importante área. A fala do reitor foi destacada pelo professor Jorge Falcão, da UFRN, que mencionou a atuação do Fórum de Reitores das Instituições de Ensino Superior do Rio Grande do Norte.

O reitor Pedro Fernandes destacou ainda a necessidade de discutir o Marco Legal da Ciência, Tecnologia e Inovação. “É um conjunto de leis que visam estimular o desenvolvimento científico, a pesquisa, a capacitação científica, tecnológica e a Inovação”, afirmou Pedro Fernandes, sendo aplaudido pelo público.

A mesa-redonda foi finalizada com a palestra do presidente do Conselho Federal de Administração (CFA), Wagner Siqueira.