Reitor Pedro Fernandes participa de abertura do 12º Congesp

O reitor Pedro Fernandes participou nesta quarta-feira (1º) da abertura do 12º Congresso de Gestão Pública do Rio Grande do Norte (Congesp), realizado pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Administração e dos Recursos Humanos e da Escola de Governo Cardeal Dom Eugênio de Araújo Sales, em parceria com o Conselho Federal de Administração e o Conselho Regional de Administração do RN. O evento segue até sexta (3), na Escola de Governo, no Centro Administrativo do Estado, em Natal, com o tema “Gestão, Liderança e Inovação”.

Durante a abertura, o reitor disse que é revigorante participar do Congesp não só como palestrante, mas, primeiramente, como servidor público do RN há 20 anos, e que o tema dessa edição do Congresso o faz pensar sobre os desafios na gestão.

“Ser líder é mais que aplicar ferramentas de administração para resultados. É também compreender o próximo. Nosso Estado está em nossas mãos. Somos responsáveis por nossos resultados, não esquecendo as relações sociais e, principalmente, não esquecendo quem mais precisa: nosso povo”, conclamou, lembrando que são muitos os desafios que o RN enfrenta e citando a seca e a violência urbana, entre eles.

“Diante de tantos desafios, os gestores públicos precisam liderar e inovar. Somos capazes e devemos acreditar no serviço público. Trago essa fala como desabafo, porque dirijo uma instituição de ensino há cinco anos, e dizem que a educação é a solução para o País, mas, com os cortes de verbas sobra pouco para inovar”, disse o reitor e concluiu: “Que esse congresso nos renove e nos incentive a fazer melhor. Precisamos nos capacitar e nos sentir valorizados para valorizar nossa função. Acredito nisso e é por isso que estou aqui”.

Nesta quinta (2), às 8h, o reitor participará como palestrante da mesa-redonda “Inovação e Desenvolvimento”, ao lado da reitora da UFRN, Ângela Paiva, e do presidente do CFA, Wagner Siqueira, no auditório master da Escola de Governo.

Sobre o Congesp

O evento causa grande repercussão entre os que fazem ou estudam a administração pública. A programação técnico-científica engloba discussões para o desenvolvimento de novas metodologias e ferramentas para buscar conhecimento, através de conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos.

O objetivo é compartilhar exemplos de boas práticas e superação das adversidades no setor público. “A expectativa é que o debate contribua para otimizar cada vez mais o trabalho diário do servidor público, a fim de que a qualidade, eficiência, eficácia e a efetividade conduzam os serviços prestados ao cidadão”, diz a apresentação do evento.