Alunos do Sesi e Senai visitam Núcleo de Engenharia de Software da UERN

Estudantes do ensino médio e do curso técnico de informática do Sesi e do Senai visitaram nesta quinta-feira (21) os laboratórios do Núcleo de Engenharia de Software da UERN.

Conforme Cicília Maia, coordenadora do Núcleo, além da apresentação dos laboratórios, os alunos participaram de um minicurso sobre o papel da tecnologia no cotidiano e sobre como desenvolver um aplicativo para plataformas móveis.

A turma, formada por  15 estudantes, possui dois projetos de desenvolvimento de dois aplicativos.

Um deles, explica o aluno Anderson Arlen, tem a proposta de facilitar e tornar mais rápidos diversos procedimentos na sala de aula, como o lançamento de notas e a realização de chamadas.

Já o segundo aplicativo será um jogo voltado para famílias com crianças com câncer.”Nós fizemos pesquisas e vimos como essa situação traz muitos desafios para os pais. Nós queremos visitar hospitais e ver essa realidade, para fazer esse aplicativo”, destaca o aluno Ickson Siqueira.

Cicília Maia destaca que o Núcleo de Engenharia de Software foi institucionalizado via Pró-Reitoria de Extensão no final do ano passado e tem como principal objetivo desenvolver pesquisa, extensão e inovação na área de tecnologia da informação.

A ideia, ressalta, é que o Núcleo viabilize a geração de soluções de software que apoiem os Arranjos Produtivos Locais (APLs), em áreas como prospecção mineral, agronegócio, educação e saúde.