PIBID e Residência Pedagógica: UERN tem 962 bolsas aprovadas pela CAPES

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) teve 362 propostas aprovadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), na última semana, para o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A instituição também teve 600 propostas aprovadas no Programa de Residências Pedagógicas, totalizando 962 bolsas.

O reitor da UERN, Pedro Fernandes, destaca que o número expressivo de bolsas aprovadas está ligado à qualidade do ensino e da pesquisa na Universidade, que hoje é referência na área da educação.

“É com muita alegria que recebemos essa notícia. A UERN é referência no PIBID graças a um grande empenho de toda comunidade acadêmica. Somos referência na capacitação de profissionais da educação e esse projeto é fundamental”, comemorou.

O PIBID tem como objetivo promover a iniciação do licenciando no ambiente escolar ainda na primeira metade do curso, estimulando a observação e a reflexão sobre a prática profissional no cotidiano das escolas públicas de educação básica desde o início da jornada dos professores.

Os alunos selecionados são acompanhados por um professor da escola e outro de uma das instituições de educação superior participantes do programa.

Por sua vez, o Programa de Residência Pedagógica promove o aperfeiçoamento do estágio supervisionado por meio da imersão do aluno que já esteja na segunda metade do curso em uma escola de educação básica.