DAIN promove encontro pedagógico na Penitenciária Federal

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), realizou o I Encontro Pedagógico: Processos de (auto) formação e práticas educativas em espaços prisionais. A iniciativa ocorreu na última semana, na Penitenciária Federal de Mossoró (PFMOS), atendendo convite da pedagoga da unidade prisional, Jussara Pereira de Oliveira.

O Encontro Pedagógico integra a Programação do Núcleo de Ensino da PFMOS que visa capacitar os servidores através de cursos e eventos. A palestra foi ministrada pela Profª Dra. Ana Lúcia Oliveira Aguiar, Diretora da DAIN, e teve como objetivo propor uma reflexão sobre o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana, na pesquisa e na formação de sujeitos em espaços educativos.

O trabalho realizado para os agentes penitenciários federais foi fundamentado nas lições de Paulo Freire. “Trata-se de um momento que pretende aproximar profissionais de várias áreas do conhecimento para a promoção de ações que visem a consolidação da inclusão de apenados fortalecida pelo entendimento da pertinência da perspectiva de inclusão no âmbito dos presídios”, destaca a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar.

Para ela, essas ações “resultam da compreensão de que é preciso a viabilização de projetos e discussões voltadas para espaços prisionais instigando plurais olhares de construção das dimensões da vida das populações do referido sistema. Implica em ações com olhar para a diversidade e a inclusão considerando a responsabilidade da academia com sua prática para além dos muros da Universidade”.

Esta não é a primeira vez que a UERN realiza ações em espaços prisionais. Desde setembro de 2015, a DAIN está com atividades de extensão voltadas para as unidades prisionais, como os projetos Histórias de Vida em Música, Teatro e Desenho – vozes silenciadas, Inclusão e (Re) Socialização em Espaços Prisionais.