UERN tem trabalhos premiados na Campus Party Natal

Durante quatro dias o Centro de Convenções de Natal foi palco da Campus Party Jerimum. A primeira edição do maior evento de tecnologia em terras potiguares foi sucesso de público e de resultados. Neste domingo (15), o último e quinto dia do evento será marcado pelo encerramento das atividades com a despedida dos campuseiros.

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) – principal universidade parceira do evento – teve trabalhos premiados: no Hackathon promovido pela Justiça, a equipe do Campus de Natal ficou em segundo lugar; uma aluna da UERN Natal participou da equipe mista que venceu o Hackathon da Secretaria de Segurança; a UERN ainda foi contemplada com o prêmio de terceiro lugar no desafio “Leve seu robô”, com a equipe de Ciência da Computação, do Campus Central. As duas equipes (Natal e Mossoró) contaram com o reforço de servidores técnicos: Priscila Kruger, em Natal, e Dênis Freire orientando a equipe de Mossoró.

“Muito nos orgulhou assumir essa responsabilidade que reforça o quanto a UERN tem peso na pesquisa, ensino e extensão, prova disso é o desempenho de nossos alunos. A ideia surgiu a partir de uma parceria com o Governo do Estado que reconheceu o quanto a nossa Universidade contribui para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte. A UERN participou das palestras, oficinas e workshops”, declarou o reitor Pedro Fernandes.

Na solenidade de encerramento, o governador Robinson Faria relatou como surgiu a ideia de trazer o evento para o RN. “Há dois anos eu não conhecia o funcionamento da Campus Party, fomos procurados por Francesco Farrugia. Quando vi o conteúdo me apaixonei na mesma hora e, assim, nos candidatamos e conquistamos. A próxima edição será ainda melhor, pois a capacidade de público do Centro de Convenções vai passar de 6 mil para 12 mil pessoas”, afirmou Robinson Faria.

A iniciativa do Governo do Estado foi bem recebida pela população, como pontua a secretária chefe de Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha: “Foi bem além das nossas expectativas. Frequência grande do cidadão comum na área open, isso estimula a curiosidade e o empreendedorismo. Foi um sucesso, as pessoas compareceram e prestigiaram”, afirmou Tatiana.

Coordenando na UERN a logística para possibilitar a participação de alunos e servidores no evento, a professora Cicília Maia faz um balanço positivo: “Vamos sair desse evento extremamente motivados, entusiasmados, cheios de novos conhecimentos e ideias. Felizes pela oportunidade da nossa UERN participar tão efetivamente deste evento. Agradeço ao Prof. Pedro Fernandes o convite para que eu pudesse coordenar as atividades/ações da UERN na Campus Party. Foram dias intensos de muito conteúdo, aprendizado, interação e networking. Que venha a segunda edição, já estamos prontos para os novos desafios”, declarou Cicília.

Destaques da #CPNatal – Conforme a organização do evento, mais de 60 mil pessoas visitaram as áreas abertas ao público, puderam ver protótipos de robôs, desenvolver projetos de inovação e se divertir nas batalhas e corridas de drones. Puderam também aprender e se inspirar no espaço de Educação para o Futuro, além de conhecer trabalhos acadêmicos e startups com ideias inovadoras.

Na Arena, os destaques das mais de 250 horas de programação foram a palestra do primeiro astronauta brasileiro a ir ao espaço, Marcos Pontes; a apresentação do estudante mais jovem a vencer um concurso mundial promovido pela NASA, João Paulo Barrera; Dra. Rosaly Lopes, brasileira que atualmente analisa os dados da Missão Cassini – que explorou o planeta Saturno e suas luas; Jon “Maddog” Hall, membro do Linux Professional Institute; Gabe Gabrielle, engenheiro, educador e palestrante motivacional da NASA; Marcos Palhares que será o representante brasileiro da empresa pioneira em turismo espacial Virgin Galactic e os youtubers e influenciadores Irmãos Castro, La Fenix e os participantes do podcast Não Ouvo.