Encontro discute políticas de inclusão de pessoas com deficiência

Com o objetivo de compreender a gestão dos processos educacionais, com ênfase no quesito inclusão, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está realizando nesta sexta-feira, 23, um encontro sobre políticas de inclusão. O evento é promovido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN), Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) e Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Campus Assú.

De acordo com a diretora da DAIN, a professora Dra. Ana Lúcia Aguiar, a proposta é discutir os desafios da contemporaneidade para o Sistema de Ensino do ponto de vista de inclusão de estudantes com deficiência na educação básica e superior.

Ao longo do evento, foram apresentados detalhes sobre a Política de Inclusão da UERN, o Plano Estratégico de Ação e a atuação da DAIN. O encontro contou ainda com depoimentos de discentes com deficiência sobre o processo de inclusão nos cursos de graduação e nos Projetos Institucionais de Iniciação Científica (PIBIC) e de Inovação Tecnológica (PIBIT).

O estudante José Bezerra Neto, conhecido como Barbosa, do curso de Administração, tem múltiplas deficiências e enfatizou que a política de inclusão dentro da Universidade foi indispensável para seu bom desempenho acadêmico.

“Desde quando entrei na UERN, tenho recebido todo o acompanhamento necessário da DAIN e dos professores. Temos uma equipe multiprofissional, composta de pedagoga, psicóloga educacional, psicóloga clínica, assistente social, ledores para nos acompanhar e orientar os professores nas necessidades de adequações avaliativas, curriculares, metodológicas e de tempo. Graças às ações de inclusão, tenho condições de permanecer no curso sem maiores dificuldades, e posso alimentar o desejo de após concluir a graduação, cursar um mestrado e um doutorado”, declara.

Segundo a professora Ana Lúcia Aguiar, a atividade faz parte da disciplina Gestão de Processos Educacionais do PARFOR e visa promover a formação continuada com os alunos da Universidade, de modo a estimular e incentivar ações de inclusão das pessoas com deficiência tanto na educação básica quanto no ensino superior.