UERN entrega à SESED projeto de criação de curso na área de segurança

A administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) apresentou à secretária estadual de Segurança Pública e Defesa Civil (SESED), Sheila Freitas, o Projeto Político Pedagógico do curso de graduação tecnológica em segurança pública voltado para servidores públicos do Estado do Rio Grande do Norte da área. A reunião ocorreu na manhã desta terça-feira, 19, na sede da SESED.

O encontro contou com a presença do reitor Pedro Fernandes, o diretor do Campus da UERN de Natal, Francisco Dantas; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodolfo Lopes; o chefe do setor de cursos de pós-graduação, Eudes Euler; o assessor técnico da reitoria Adonias Vidal, além de representantes da área de segurança.

A partir de uma solicitação da SESED, a UERN iniciou a discussão sobre a criação do curso de graduação tecnológica na área de segurança. A proposta é que a capacitação voltada para servidores públicos seja ofertada por meio de parceria entre a Universidade e o Estado.

Inicialmente, o curso prevê a oferta de 160 vagas. A Secretária de Segurança, Sheila Freitas, se comprometeu em agilizar o processo na busca por recursos para realizar a formação. A expectativa é que a graduação tecnológica possa ser ofertada a partir do primeiro semestre de 2018.

O reitor Pedro Fernandes enfatizou a importância da parceria com a SESED para contribuir com a qualificação da gestão, das táticas e da operacionalidade das ações da Segurança Pública. “Através da qualificação profissional, será possível melhorar os serviços oferecidos à população. A UERN tem muito a contribuir, não apenas na Segurança, mas nas diferentes áreas do Estado”, declara.

No ensejo, também foram discutidas questões relacionadas à criação de dois cursos de especialização em Segurança Pública na UERN. A Secretária Sheila Freitas demonstrou-se otimista quanto a pareceria com a Universidade. “Vamos nos reunir nesta quarta-feira para alinhar detalhes do convênio com a instituição. Ao mesmo tempo, vamos em busca de recursos junto ao Banco Mundial, através do Governo Cidadão e FUNDESP para viabilizar esta parceria”, declara.

Texto: Adriana Morais