Núcleo de Caraúbas realiza Encontro de Administração Rural e Agroecologia

O Núcleo Avançado de Educação Superior de Caraúbas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (NAESC/UERN) realizou, segunda-feira (11) e terça-feira (12) desta semana, o 2º Encontro Norteriograndense de Administração Rural e Agroecologia (Enara).

O evento, que teve espaço no Ginásio Poliesportivo Raimundo Amorim Fernandes, teve como objetivo incentivar o interesse do público para administração rural, como forma de promover o desenvolvimento do pequeno agricultor.

Além de pequenos agricultores, o encontro contou com a participação de pessoas ligadas à gestão rural, a exemplo de alunos de administração e cursos afins, bem como representantes de associações e sindicatos ligados ao setor.

Na abertura do evento, segunda-feira, foi realizada uma mesa redonda com o tema Gestão e Desenvolvimento Rural, com representantes da Emater, do Sebrae e do Conselho Regional de Administração do Rio Grande do Norte.

No dia seguinte, a programação contou com uma visita técnica a um plantio irrigado, além de minicursos ligados a projetos de desenvolvimento e apicultura.

Para o chefe de gabinete da reitoria da UERN, Zezineto Mendes, o Enara possui um papel importante na aproximação entre os pequenos produtores rurais e as novas tecnologias desenvolvidas para o setor.

Zezineto Mendes ressalta que muitos produtores hoje concentram-se na agricultura de subsistência, mas poderiam ampliar a atuação e participar também do comércio. “Às vezes o produtor não tem o conhecimento sobre o valor daquilo que ele está produzindo. Então, é uma forma também de avançar na inovação e no desenvolvimento desse produtor”, ressalta.