O curso de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) está entre os dez do país com maior índice de aprovação no XXIII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil. A planilha com o resultado final do último exame foi divulgado pela OAB no último sábado, 18.
Com índice de aprovação de 65,38%, a UERN foi a instituição estadual com melhor desempenho no Nordeste.
O índice de aprovação do curso de Direito da UERN ficou bem acima da média nacional. Ao todo, 123.107 alunos se inscreveram para este Exame da Ordem em todo o país, e apenas 20.451 conseguiram aprovação, ou seja, 16,6% dos inscritos.
Para o diretor da Faculdade de Direito (FAD), professor Lauro Gurgel, mesmo diante de muitos desafios, existe um esforço coletivo de professores, técnicos e alunos, permeado pelo apoio institucional, especialmente na capacitação docente, para o aprimoramento do curso. Isso reflete no resultado obtido pelos estudantes no Exame da Ordem.
Hoje, dos 31 professores efetivos do curso de Direito, 83% são doutores ou mestre. Além disso, a FAD está buscando otimizar as ações de pesquisa e extensão. “Temos o projeto de ensino, que já foi aprovado e está previsto para iniciar no próximo semestre. A ação visa orientar alunos a prepararem projetos de pesquisa e a elaborar artigos científicos”, frisa o diretor.
Conforme Lauro Gurgel, o desempenho positivos dos estudantes da UERN no Exame da Ordem é um critério importante de avaliação, mas não é o único. O curso de Direito tem contribuído significativamente para a formação de profissionais de sucesso, como juízes, promotores, defensores públicos, advogados, professores, entre outros.