Abertura da V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação ressalta a importância do conhecimento científico

A defesa da Ciência como agente de transformação e desenvolvimento da sociedade, deu o tom dos discursos da solenidade de abertura da V Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN, cuja programação, aberta nesta segunda-feira (23), segue até sexta-feira (27), com vários eventos no Campus Central.

A abertura no auditório da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC) contou com uma apresentação cultural do grupo Espanarte, formado por alunos do PIBID do Centro de Educação Integrada professor Eliseu Viana (CEIPEV). Os adolescentes apresentaram poesia, dança e uma performance contorcionista.

Organizado pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), de Ensino de Graduação (PROEG), de Extensão (PROEX) e de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), o evento traz como tema “A matemática está em tudo”. A palestra de abertura contou com a participação da professora Dra. Giselle Costa (UFRN).

A mesa de abertura foi presidida pelo prof. Dr. Zezineto Mendes, chefe de Gabinete, que na ocasião estava representando o reitor Pedro Fernandes. Tiveram fala os pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação, Dr. Rodolfo Lopes; de Ensino de Graduação, Dra. Francisca Ramos; de Extensão, Dr. Emanoel Márcio Nunes; e de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis, Dr. David de Medeiros Leite.

“Sem Universidade não há inovação, não há desenvolvimento. A universidade precisa ser protegida”, afirmou o chefe de gabinete, Zezineto Mendes. O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação, Rodolfo Lopes, reforçou a importância da UERN: “A nossa universidade é imprescindível ao crescimento do Estado. Investir em Ciência é investir no futuro, pensando no bem coletivo”, ressaltou Rodolfo destacando que neste ano a UERN integra a programação nacional do Dia C de Ciência (leia aqui).

Conforme a programação do evento, será lançado nesta quarta-feira, 25, o XIII Salão de Iniciação Científica, com exposição dos resultados dos projetos de iniciação científica e tecnológica – edição 2016-2017 PIBIC/PIBITI – desenvolvidos na Universidade.

Já foi realizado o X Colóquio de Extensão e na sexta-feira, a PRORHAE promove uma programação especial em alusão ao Dia do Servidor Público (leia aqui).