Egresso do curso de Química da UERN publica artigo em periódico inglês

O professor Giuseppe Câmara, egresso do curso de Química da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) e hoje docente da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), teve artigo científico publicado no periódico inglês “Journal of Materials Chemistry A”, da Royal Society of Chemistry. O trabalho foi feito em parceria com o professor Vitor Ruffo, também da UFMS.

A Royal Society of Chemistry (RSC) é uma sociedade científica do Reino Unido que promove a pesquisa e publica revistas e livros sobre Química, além de sediar conferências, seminários e workshops na área.

Giuseppe fez parte da primeira turma de concluintes do curso de Química da UERN e concluiu o doutorado no Instituto de Química de São Carlos (IQSC). No trabalho, os autores desenvolveram uma técnica baseada na difusão cruzada de dois íons metálicos.

O processo permite que se obtenha uma amostra que tem todas as composições possíveis de um sistema binário, possibilitando uma economia significativa de tempo e material na análise de combinações metálicas.

A ideia é que a técnica possa ser usada mesmo com equipamentos de baixo custo, encontrados na maioria dos laboratórios de química, o que, nos próximos anos, pode impulsionar o número de cientistas envolvidos nas pesquisas relacionadas à química combinatória.

O artigo completo pode ser acessado aqui.

Com informações da UFMS