Políticos destacam importância da união nos 49 anos da UERN

A Assembleia Universitária dos 49 anos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), ocorrida nesta quinta-feira (28), no Teatro Dix-huit Rosado, em Mossoró, reuniu representantes da classe política com atuação em Mossoró e no Rio Grande do Norte.

Estiveram presentes a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini; as vereadoras de Mossoró, Izabel Montenegro, presidente da Câmara Municipal, e Sandra Rosado; os deputados estaduais Larissa Rosado, Souza Neto e Fernando Mineiro, além do subsecretário de educação do Rio Grande do Norte, prof. Marino Azevedo, que representou o governador Robinson Faria na Assembleia Universitária.

Apesar de diferentes pontos de vista em vários assuntos, todos eles concordaram com a importância da Universidade para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, e destacaram que é necessária a união de toda a sociedade para fortalecer a instituição.

A presidente da Câmara de Mossoró, Izabel Montenegro, classificou como imensurável a contribuição da UERN não apenas para Mossoró como também para todo o Rio Grande do Norte. “Hoje a UERN não é só um patrimônio para o povo de Mossoró, mas um patrimônio do povo do Rio Grande do Norte. A UERN é a instituição que mais realiza ações no nosso Estado. Sabemos que o percentual de alunos oriundos da rede pública é muito maior do que da rede privada. Parabéns ao Rio Grande do Norte por ter uma instituição dessa envergadura”.

A vereadora Sandra Rosado parabenizou a UERN pelos seus 49 anos e destacou a parceria da instituição com o desenvolvimento do Estado . “Nossa região deve muito à UERN e à parceria para o seu desenvolvimento. O crescimento dos cursos tem dado uma contribuição significativa para esse desenvolvimento. São 49 anos de amor por Mossoró, que é retribuído também pela cidade”.

A deputada Larissa Rosado também destacou o trabalho das pessoas que contribuíram para o crescimento da instituição ao longo de sua história. “Parabenizar a todos que contribuíram para a história da UERN nesses 49 anos. Que possamos estar cada vez mais unidos para defender essa instituição que tem a missão de formar bons cidadãos e profissionais capacitados”.

Estudante do curso de direito da UERN, o deputado Souza Neto também prestigiou a Assembleia Universitária. “Eu sou uerniano de verdade. No discurso, nas atitudes, na condição de estudante de direito. Meu mandato guarda profunda identidade com a UERN, por reconhecer e saber de sua importância para nossa região e o RN, mas com influência que ultrapassa as divisas do nosso Estado”.

Para o deputado Fernando Mineiro, o Rio Grande do Norte seria muito pior se não houvesse a UERN. “Era a UERN a única instituição que garantia que milhares de jovens, espalhados por todo o Rio Grande do Norte, pudesse ter acesso ao ensino superior. A UERN é a responsável pela formação de milhares de profissionais de várias áreas, principalmente da educação básica, que forneceu ao longo dos anos, e continua fornecendo, os profissionais das redes municipais do interior do Estado, dos profissionais do Estado”.

A prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini, destacou a contribuição da UERN para a cidade, afirmando que a maioria dos profissionais da rede pública de Mossoró é composta por profissionais formados pela UERN, em nível de graduação ou pós-graduação. “Este é um momento para celebrar, festejar e também renovar, todos nós mossoroenses, nosso compromisso com a UERN. Esta instituição que nasceu do sonho dos mossoroenses abnegados que entenderam que poderiam espalhar conhecimento por toda a região oeste. Hoje mais do que nunca precisamos renovar nosso compromisso de apoio, de crença na nossa Universidade, que é o maior patrimônio do nosso Estado”.

O representante do governador Robinson Faria também reconheceu a importância da UERN para a educação do Estado do Rio Grande do Norte. “A UERN presta um serviço relevante não só para o Estado como também para o Nordeste, e para o Governo do Estado é muito importante estar próximo, e que a UERN seja sempre o motor do desenvolvimento no Estado”.