Reunião com membros do Governo busca alternativas para evitar paralisação na UERN

O reitor da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), professor Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, a equipe da gestão, representantes da Associação dos Docentes (ADUERN), dos técnicos-administrativos (SINTAUERN) e alunos da instituição se reuniram com representantes do Governo do Estado, a fim de buscar um entendimento para evitar uma paralisação das atividades. A audiência ocorreu na manhã desta sexta-feira, 25, na sede da Governadoria, em Natal.

O encontro contou com presença da Secretária-chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes; o Secretário Estadual de Planejamento e Finanças, Gustavo Nogueira; a Secretária Estadual de Educação, Cláudia Santa Rosa; a Secretária de Comunicação Social, Juliska Azevedo; dois representantes da administração da UERN; dois do SINTAUERN; seis representantes da ADUERN; e uma estudante. Além do deputado federal Beto Rosado, a deputada estadual Larissa Rosado e o vereador Francisco Carlos, presidente da Frente Parlamentar em Defesa da UERN.

Na ocasião, foram avaliados os principais pontos da pauta de reivindicações. Quanto ao pleito do auxílio saúde e do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS) dos docentes e técnicos, o reitor Pedro Fernandes informou que a gestão avançou na parte que lhe competia. O auxílio saúde já foi aprovado pelo Conselho de Política e Administração do Governo e atualmente se encontra na Consultoria Geral do Estado para poder ser encaminhado para votação na Assembleia Legislativa. Já o PCCS está em trâmite no Governo do Estado para cumprimento de todas as etapas legais.

Durante o encontro, a gestão frisou o trabalho feito para o encaminhamento dos dois projetos, e conseguiu a garantia do Governo do Estado em dar celeridade ao processo. “Considerando que o auxílio saúde já foi aprovado pelo Conselho, sem qualquer óbice legal, a garantia de agilização do processo é uma avanço para concretização desses direitos”, declara Ítalo Dantas, assessor jurídico da UERN.

Com relação ao reajuste salarial de 7,64% e a regularização do pagamento dos salários, a Secretária-chefe de Gabinete do Governo do RN, Tatiana Mendes, foi taxativa ao declarar que o Estado não pode, nesse momento, atender esses pleitos diante do atual cenário econômico enfrentado. Ela frisou ainda que o reajuste não é possível devido ao Estado estar acima do limite prudencial da Lei de Responsabilidade Fiscal.

O secretário de planejamento e de finanças, Gustavo Nogueira, declarou que a arrecadação de janeiro a julho desse ano teve um aumento pouco mais de 2%, no entanto, esse valor não é suficiente para dar as garantias de regularização dos vencimentos e de reajuste. “Apesar do leve aumento, a arrecadação ainda está menor que 2015 e 2014. Diante dos números, não temos como assegurar que a folha será colocada em dia”, declara o secretário, enfatizando que “uma greve nesse momento não terá o poder de modificar o cenário econômico do Estado”.

A estudante Luana Maria, do curso de Serviço Social, declarou que entende a difícil situação enfrentada pelos professores e técnicos com os atrasos salariais, no entanto, para ela, uma greve seria muito prejudicial a todos, especialmente à classe discente. “Já passamos por uma greve de cinco meses recentemente, uma outra greve agora iria nos prejudicar ainda mais. Esperamos uma maior sensibilidade do Governo para buscar uma alternativa para essa situação para evitar uma nova paralisação”, frisa.

O reitor Pedro Fernandes reforça que a gestão está empreendendo esforços, juntamente com os sindicatos representantes dos professores e técnicos, para evitar uma greve.  “Quanto às reivindicações que estavam ao nosso alcance, fizemos todo o esforço para encaminhá-las, e conseguimos avançar. Já com relação à pauta que envolve recursos, estamos constantemente cobrando do Governo do Estado uma posição, especialmente no que diz respeito à regularização dos salários”, diz o reitor.

DIÁLOGO CONSTANTE

Ao longo dessa semana, a equipe gestora se reuniu por quatro vezes seguidas com a classe docente da UERN a fim de tentar buscar uma alternativa para resolver essa situação, sem que haja a necessidade de paralisar as atividades. Inclusive, a reunião desta sexta-feira, foi fruto de encaminhamentos dos encontros realizados desde a última quarta-feira.

Na última quarta-feira, 23, a gestão e docentes se reuniram na reitoria. Após as discussões da pauta de reivindicações, foi agendado um novo encontro para a quinta-feira, 24. Foram duas reuniões neste dia para os encaminhamentos, sendo que um deles, foi agendar o encontro com representantes do Governo do Estado, que ocorreu nessa sexta-feira, 25.

“Estamos em constante diálogo com os servidores para tentar chegar a uma solução que atenda minimamente os anseios da classe”, declara o reitor.