UERN, Comissão de Residentes e Secretário de Saúde discutem estratégias para melhorar segurança nas UBS´s

A importância do trabalho desenvolvido pelos residentes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) nas Unidades Básicas de Saúde (UBS´s) de Mossoró foi discutida hoje (26), durante reunião realizada entre a Comissão dos Residentes, coordenadores das Residências, Reitoria da UERN e o secretário municipal de Saúde, Benjamin Bento.

O reitor Pedro Fernandes destacou a necessidade de diálogo e a importância do trabalho dos residentes em benefício da população de Mossoró. Ao todo são 57 residentes da UERN atuando em 10 UBS´s de Mossoró. Esses residentes fazem parte dos programas da Residência Médica Saúde da Família e Residência Multiprofissional em Atenção Básica.

O serviço, que estava paralisado há duas semanas, foi retomado hoje (26). Uma das reivindicações dos residentes era um maior investimento na segurança das UBS´s. Por isso, eles elaboraram um Plano de Enfrentamento à Insegurança nas Unidades Básicas de Saúde, que foi entregue ao secretário Benjamin Bento.

Conforme o secretário Benjamin Bento, a Prefeitura está implantando um sistema de ronda extensiva com atuação nos locais onde funcionam os equipamentos da Prefeitura. Outras secretarias também aderiram ao sistema e vão atuar de forma articulada.

“Os desafios são grandes, ainda estamos organizando a casa. É positiva a retomada do atendimento. A partir das Residências, a gente pode dar um salto de qualidade”, afirmou Benjamin Bento, ressaltando que o pagamento dos salários atrasados será realizado na próxima folha.

Um dos representantes da Comissão de Residentes, o médico Rodrigues Paiva reforçou a necessidade de investimentos na área de segurança. Ainda integram a Comissão: Ismália de Oliveira, Anny Rezieny e Ana Caroline.

A professora Andrea Taborda, coordenadora das duas residências médicas e Lucídio Clebeson, coordenador da Residência Multiprofissional, falaram sobre a importância das Residências Médica e Multiprofissional para Mossoró e para a UERN.