Reitoria da UERN entrega Mérito Acadêmico da Pós-Graduação a melhores dissertações de 2015

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) realizou na manhã desta segunda-feira (24) a solenidade de entrega do Prêmio Mérito Acadêmico da Pós-Graduação Stricto Sensu, referente ao ano de 2015.

Foram premiadas quatro dissertações:

– População em situação de rua: desafios e perspectivas para formação do enfermeiro.
Autor: Irismar Karla Sarmento de Paiva
Orientador: Profa. Dra. Moemia Gomes de Oliveira Miranda

– Atuação do estagiário do curso de pedagogia da UERN na sala de aula na percepção do professor supervisor.
Autor: Maria Cleonice Soares
Orientador: Normandia de Farias Mesquita Medeiros

– Inclusão Escolar de alunos com surdez: a dimensão subjetiva do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa.
Autor: Januária Abreu da Silva Mesquita Rebouças
Orientador: Prof. Dr. Júlio Ribeiro Soares

– Abordagem Multiagente para mineração de imagens de satélite.
Autor: Ciro Daniel Gurgel de Moura
Orientador: Prof. Dr. Marcelino Pereira dos Santos Silva

O prêmio consiste na entrega de certificado ao orientador, coorientador e ao programa em que foi defendida a dissertação; certificado de premiação e comenda ao autor e publicação no formato de e-book pelas Edições UERN.

O reitor da UERN, Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, destacou a importância do momento para a pós-graduação na Universidade. “Estamos avaliando e premiando a nossa pós-graduação, que é muito recente na Instituição. Em 2005, tínhamos somente um curso de pós-graduação stricto Sensu. Hoje temos 22 programas e temos o orgulho de dizer que a UERN possui pós-graduação em todas as áreas”, afirmou.

Pedro Fernandes também fez um reconhecimento público da importância do ex-reitor Prof. Milton Marques de Medeiros, falecido no último sábado (22), para a pós-graduação da UERN. “O que ele mais queria era ver a verticalização da pós-graduação da UERN e oferecer formação continuada aos nossos estudantes. Era um visionário, e hoje estamos premiando uma trajetória iniciada por ele”.

Uma das autoras premiadas, Irismar Karla, afirmou que o prêmio é um grande incentivo para os autores. “A pesquisa não tem sentido se não chegar àquele que é o maior interessado, e esse reconhecimento é um grande incentivo para continuarmos pesquisando e publicando nossas pesquisas”.

Todas as dissertações que concorreram ao Prêmio Mérito Acadêmico da Pós-Graduação Strictu Sensu da UERN foram avaliadas por consultores de diferentes instituições de Ensino Superior: Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), Universidade Federal do Piauí (UFPI), Universidade Federal da Paraíba (UFPB), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFersa).