CONSUNI homologa resultado de eleição para reitor e vice e define lista tríplice

O Conselho Universitário da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CONSUNI/UERN) homologou nesta terça-feira (4) o resultado da eleição para reitor e vice-reitor da instituição para o mandato 2017-2021, realizada no dia 22 de março de 2017.

Os candidatos Pedro Fernandes e Fátima Raquel foram eleitos como Reitor e Vice-Reitora da UERN. Pedro Fernandes obteve 62,7% dos votos válidos e Telma Gurgel 37,3%. Na disputa para o cargo de Vice-Reitor, Fátima Raquel obteve 59% dos votos válidos, William Coelho ficou com 36% e Ivanaldo Gaudêncio com 5%.

Na mesma sessão, o CONSUNI deliberou sobre a composição da lista tríplice a ser encaminhada para o Governo do Estado do Rio Grande do Norte. Para a integralização da lista, o Conselho respeitou o resultado da consulta prévia para escolha de reitor e vice-reitor, no entanto, a composição foi necessária tendo em vista que somente duas candidaturas concorreram ao cargo de reitor.

Dois nomes foram indicados pelos conselheiros para integrar a lista: a professora Maria Auxiliadora Alves Costa, indicada pelo professor Lima Júnior; e o professor Aldo Gondim Fernandes, vice-reitor da instituição, indicado pela professora Hubeonia Alencar. A professora Auxiliadora afirmou estar honrada com a indicação, mas abriu mão em favor do nome do professor Aldo Gondim, que foi escolhido por unanimidade. “Acredito que é o melhor nome que possamos indicar, como forma de reconhecimento”, justificou a professora Auxiliadora.

“Os 30 anos dedicados a esta Universidade me proporcionaram surpresas agradáveis. Este é mais um momento feliz. Me sinto muito honrado com a indicação do conselho máximo da UERN para integrar a lista tríplice para reitor”. afirmou o professor que irá se aposentar ao término do mandato de vice-reitor.

A reitoria da UERN irá encaminhar ao Governador Robinson Faria, chanceler da UERN, a lista tríplice da qual serão nomeados o reitor e vice-reitor para gerir a Universidade nos próximos 4 anos. A posse dos nomeados será no dia 28 de setembro de 2017, durante a Assembleia Universitária.