Faculdade de Medicina atende adolescentes carentes grávidas com serviços gratuitos

A Faculdade de Ciências da Saúde da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACS/UERN) desenvolve há mais de dois anos o “Projeto Mãe Primavera”, que atende adolescentes grávidas, de grupos carentes, na faixa etária de 12 a 19 anos. O projeto é desenvolvido em âmbito laboratorial na faculdade de medicina da UERN, dentro do programa de residência médica em ginecologia e obstetrícia. As jovens recebem apoio multiprofissional humanizado, numa das fases mais importantes da vida da mulher.

O Mãe Primavera é coordenado pela professora e médica Isabelle Cantídio e realizado por uma equipe composta por professores do curso de Medicina, além de alunos residentes, alunos de outros cursos da Uern e doutorandos. O projeto ainda conta com a parceria de nutricionistas e fisioterapeutas da Universidade Potiguar.

A coordenadora fala da importância do projeto em meio as propostas de interiorização da medicina, levando qualidade de vida a adolescentes que precisam de acompanhamento clínico. “Hoje fala-se muito em interiorização da medicina e a Uern vem realizando atividades relacionadas a saúde clínica há 11 anos, desde que o curso de Medicina foi criado na instituição. O Mãe Primavera é mais um projeto com perfil de orientação e qualidade de vida para essas mães adolescentes.”

Como proposta de cuidado integral, o ‘Mãe Primavera’ busca estimular reflexões e práticas saudáveis, focando também nas necessidades de saúde e na qualidade de vida. As jovens vêm acompanhadas pelas mães, avós e companheiros e são assistidas até o pós-parto. Hoje, são assistidas 60 adolescentes grávidas de Mossoró e região.

A jovem Andreza Milena, de 16 anos, está grávida de 7 meses e disse que conheceu o projeto através de uma amiga. “Minha amiga já conhecia o projeto e conseguiu uma vaga pra mim com doutora Isabelle. Gosto muito de participar e já aprendi muita coisa sobre comida e cuidados com o bebê.”

O atendimento multiprofissional do Projeto Mãe Primavera acontece no ambulatório da FACS e funciona às quintas-feiras, na rua Miguel Antônio da Silva Neto, S/N – bairro Aeroporto. Telefone: (84) 3315-2248.

Atendimento Mães Primavera na FACS - 15-12-2016