UERN passa a integrar a rede CAFe – Comunidade Acadêmica Federada

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) passou a integrar a rede CAFe – Comunidade Acadêmica Federal que possibilita, dentre outras vantagens, o acesso ao Portal de Periódicos da CAPES.

O Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, prof. João Maria Soares, explica que a UERN tinha acesso parcial ao Portal de Periódicos da CAPES, disponibilizado em alguns IP´s dentro da rede da UERN, o que limitava o acesso.

Todas as Universidades e Institutos Federais têm acesso à rede CAFe, mas as instituições estaduais tinham que atender a uma série de protocolos para fazer parte da rede. Cerca de dez universidades estaduais do país estão integradas ao CAFe e a UERN é uma delas.

“O trabalho técnico foi executado pela Diretoria de Informática da UERN, eles se dedicaram bastante. A partir de agora, todos os servidores – professores e técnicos – vão receber e-mail com loggin e senha para acessar a rede CAFe de qualquer dispositivo, sem a necessidade de estar no sistema da UERN. Já testei da minha casa e funciona normalmente”, explicou João Maria.

Entusiasta da conquista, João Maria ressalta que esta é uma ferramenta que, quanto mais você utiliza, mais conteúdo você tem. “Quanto maior o número de acessos, o valor dos artigos fica mais barato. É uma política que induz a pesquisa”, afirma João Maria.

Em breve, a PROPEG vai elaborar uma circular para ser enviada aos servidores, junto com o manual explicando os passos para acesso ao CAFe.

O que é a CAFe- A Comunidade Acadêmica Federada (CAFe) é uma federação de identidade que reúne instituições de ensino e pesquisa brasileiras. Através da CAFe, um usuário mantém todas as suas informações na instituição de origem e pode acessar serviços oferecidos pelas instituições que participam da federação.

As instituições pertencentes à CAFe podem atuar como provedoras de identidade (IdP) e como provedoras de serviço (SP). As organizações usuárias da RNP que atuam como provedores de identidade têm atualmente um subsídio completo no preço associado ao uso do serviço da CAFe. Além disso, nenhum dos acordos atuais prevê qualquer custo para os provedores de serviço. A RNP é responsável pela gestão do serviço e por manter o repositório centralizado com dados sobre integrantes da federação.

*Com informações da Rede CAFe- RNP.