Curso de Orientação e Mobilidade finaliza semestre com aula prática

No último dia 25 de maio foi realizado o Curso de Extensão “Orientação e Mobilidade”, oferecido pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN). Na oportunidade, foi realizada na Faculdade de Ciências da Saúde (FACS) uma aula prática de finalização do curso (Semestre 2015.2) para os alunos da turma do Curso de Orientação e Mobilidade.

Para a diretora da DAIN, Profa. Dra Ana Lúcia Oliveira Aguiar, o Curso de Orientação e Mobilidade atende ao Plano Estratégico de Ação da DAIN/UERN no que concerne à formação de recursos humanos para o atendimento às pessoas com deficiência visual/cegueira primando pelo respeito ao princípio da diversidade e direitos.

O módulo foi ministrado por João Zacarias de Sousa Neto, que destaca a importância dessa discussão. “O encontro é muito importante uma vez que a parte educacional está interagindo com a parte clínica e que o aluno, e as pessoas que têm deficiência visual, só ganham com as orientações e intervenções recebidas pelos profissionais da área”, frisou.

O módulo final contou com palestra do professor José Edvan de Souza Júnior, que abordou o tema “Deficiência Visual, o que é?”.

O curso, que encerrou o semestre no dia 25, teve três metas:
1. Identificar as habilidades básicas de OM por meio da sensibilização e orientação daqueles que convivem com pessoas com deficiência visual;
2. Conhecer as técnicas de Orientação e Mobilidade, para aprender a guiar pessoas com deficiência visual;
3. Contribuir com a capacitação da comunidade uerniana e sociedade em geral, oferecendo conhecimentos acerca do processo inclusivo de pessoas com deficiência visual.

A Diretora da DAIN, professora Ana Lúcia Aguiar, ressalta “a importância dos cursos de extensão a exemplo do Curso de Extensão: Orientação e Mobilidade inspirado nos fundamentos da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva com foco central na formação de recursos humanos através de ações e metas fortalecedoras dos saberes e práticas, bem como do reconhecimento a importância da preparação para as diferentes linguagens do movimento como desafio de hoje no mundo contemporâneo”.