Abaixo-assinado solicita apoio da UERN na implantação de projetos com foco na Educação Inclusiva

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu na manhã de hoje, 5 de maio, um abaixo-assinado organizado pelo grupo de apoio a mães de crianças com deficiências, denominado “Escolhidas por Deus”, e pela Associação de Terapia com Animais e Multidisciplinar de Mossoró (ATAMM).

Reunindo quase duas mil assinaturas, o abaixo-assinado solicita apoio da UERN na implantação de projetos com foco na formação e qualificação de profissionais da educação, bem como projetos de extensão que visem a implantação de um laboratório de práticas pedagógicas. O objetivo é preparar os professores, desde sua formação, para educação de crianças que necessitam de atenção especial.

Compartilhando histórias de vida e de luta em defesa da educação dos filhos, as mães relataram os desafios que enfrentam no cotidiano, especialmente com relação ao despreparo de professores que não sabem lidar com crianças com deficiência. “Acreditamos que a UERN pode ser uma grande parceira, já que forma professores que atuam na rede de ensino do nosso Estado. Se esses professores forem preparados desde a graduação, eles vão saber receber esses alunos”, afirmou Graça Nunes, que tem um filho com autismo.

O reitor Pedro Fernandes parabenizou a iniciativa das mães: “O que vocês estão fazendo é brilhante. Com esse problema da microcefalia, teremos uma geração de crianças que vão necessitar de atenção especial”, afirmou Pedro Fernandes.

A Pró-Reitora de Ensino de Graduação, Inessa Linhares, informou que o assunto provocado pelas mães será discutido junto aos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE´s). A professora Suzana Azevedo, que coordena o Fórum de Diretores da UERN, também se comprometeu de discutir o assunto no âmbito do Fórum de Diretores. Também acompanharam e apresentaram sugestões para as demandas apresentadas pelas mães, representantes da Pró-Reitoria de Extensão e da Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN).

Posteriormente serão agendados outros encontros e reuniões com representantes dos grupos.