Alunos de Enfermagem orientam idosos sobre sintomas, tratamento e prevenção da Dengue, Zika e Chikungunya

Estudantes do 6° período de Enfermagem realizaram na tarde desta quinta-feira, 28, uma ação de esclarecimento sobre como se prevenir, tratar e combater o mosquito Aedes aegypti. A ação foi desenvolvida com o grupo de idosos Bem Viver, na Unidade Básica de Saúde Dr. Chico Costa, sob coordenação da professora Dra. Suzana Fernandes. A ação faz parte da Campanha “UERN Contra o Aedes”.

Os alunos passaram por um período de preparação em sala de aula antes de atuar na prática. Os encontros realizados na UBS servirão como avaliação para II e III unidade da disciplina Estágio em Prática de Ensino I, sendo que para a III unidade será produzido um artigo científico abordando a doença como tema, aliado à experiência vivida pelos estudantes com a comunidade.

O grupo Bem Viver foi criado no ano 2000 com o objetivo de orientar os idosos a ter uma vida mais saudável. A coordenadora do Bem Viver, Maria José, destaca a parceria da UERN com a Unidade Básica de Saúde: “Sempre tivemos apoio da Faculdade de Enfermagem da UERN. Estes momentos são imprescindíveis, porque os alunos têm uma ótima metodologia de repassar essas informações de forma clara, para que os idosos possam entender realmente o que está acontecendo, o que significa essa doença, como cuidar, como ter repouso e como tratar, neste momento de endemia que o país está vivendo”, afirma, acrescentando que fica contente em ver a dedicação dos estudantes com esta ação.

Suzana Fernandes aponta que os membros deste grupo precisavam desta ação, “percebemos que alguns idosos não sabem o diferencial de cada doença e nosso objetivo aqui é esclarecer os sintomas dessas doenças, como se deve tratar e os medicamentos que não devem ser ingeridos”, conclui.

O aluno Hudson Fonseca pontua que este momento é muito significante para os estudantes, por ajudar na conscientização dos usuários, “nós estamos passando essas orientações com o intuito que eles se cuidem, essas doenças causam medo na população, mas se cada um fizer sua parte será possível minimizar esses problemas”, finaliza.

O próximo encontro do grupo de alunos acontecerá no dia 5 de maio, tendo como público alvo as gestantes da Unidade Básica de Saúde Dr. Chico Costa.

Texto e foto: Jocifran Moura