Pró-Reitores do Nordeste conhecem salina e dunas do Rosado

O último dia do 46° Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Público da Região Nordeste (FORPROEX-NE) foi marcado com uma visita à Costa Branca Potiguar. Os pró-reitores conheceram a Praia do Rosado, em Porto do Mangue, e a Salina Norsal, em Areia Branca, onde receberam explicações sobre a produção de sal marinho.

A viagem contou com a presença de um guia, Gorete Silva, que fez um relato da história de Mossoró aos professores, apresentou o Corredor Cultural da cidade e reforçou as potencialidades econômicas da região como o Petróleo, Fruticultura e o Sal.

A primeira parada foi na Salina Norsal. Os professores estavam entusiasmados para conhecer o processo de produção do sal. A empresa Norsal disponibilizou um funcionário que apresentou essas etapas e esclareceu várias dúvidas dos pró-reitores. Cerca de 94% do sal produzido no Brasil vem justamente desta região. O produto é exportado para vários outros países.

Na segunda parada, o grupo conheceu o projeto Biomuseologia, desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), em Porto do Mangue. O projeto tem o intuito de preservar a história local e manter a sustentabilidade do lugar, aliado ao suporte da própria comunidade e de pesquisadores. Logo em seguida visitaram as Dunas do Rosado, que lembram o deserto pelas areias avermelhadas e dunas móveis.

A pró-reitora da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF), Lúcia Marisy, disse estar contente com esta visita, “Eu gostei muito de participar deste fórum. Achei maravilhoso conhecer a Salina e as Dunas do Rosado, além de que o povo de Mossoró se demonstrou bastante acolhedor e eu me senti em casa”, afirmou, acrescentando que as discussões estabelecidas no fórum foram muito valiosas como a curricularização da extensão, e que voltará com bastante conteúdo para trabalhar em sua Instituição.

A professora Regina Henriques, ex-pró-reitora de extensão da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), reforça o cuidado dos organizadores com o evento. “Este evento foi excelente; teve uma programação bem elaborada pelo grupo organizador, porque tratou de temas relevantes para a extensão universitária. A forma de acolher os participantes, o zelo com todos nós é elogiável. Esta visita demonstra mais um cuidado que o grupo organizador teve de permitir aos participantes, que vieram de vários estados do NE e fora dele, um conhecimento de uma área que tem vários significados: a questão ambiental, de patrimônio cultural e o conhecimento das ações que estão sendo feitas para preservar nosso patrimônio”, conclui a professora Regina.

O 46° FORPROEX foi realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) com o apoio da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA); Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). “Somamos energia com nossos parceiros e conseguimos realizar este Fórum em Mossoró. Os pró-reitores estão muito satisfeitos e eu fico muito feliz por encerrar este encontro nas Dunas do Rosado”, finalizou o pró-reitor de extensão da UERN, Etevaldo Almeida, ressaltando o envolvimento da Universidade com as potencialidades do Estado.

Texto e foto: Jocifran Moura