Carta de Mossoró será encaminhada com as discussões realizadas no 46º FORPROEX-NE

A necessidade de articulação das ações de Extensão, Ensino e Pesquisa foi enfatizada durante o 46º Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste – FORPROEX-NE, realizado em Mossoró e concluído nesta quarta-feira, 20 de abril, com uma visita técnica à Praia do Rosado, no litoral da Costa Branca.

Os integrantes do Fórum encaminharam a Carta de Mossoró, com toda a discussão realizada pela Regional Nordeste para o Fórum Nacional.

A última mesa-redonda do 46º FORPROEX-NE discutiu as políticas e ações da Diversidade Étnico-racial nas Instituições de Ensino Superior do Nordeste, com explanação do professor Me. Jairo José Campos da Costa, reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL) e da Profa. Dra. Rafaella Pessoa Moreira, Pró-Reitora de Extensão e Cultura da UNILAB. A profa. Dra. Ivonete Soares, Pró-Reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-Graduação da UERN, moderou a mesa-redonda.

O reitor da UERN, prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, prestigiou o evento nesta quarta-feira e elogiou a organização: “Esses momentos são muito importantes, especialmente quando a gente retorna para nossas instituições e compartilha as experiências. É uma grande satisfação recepcionar um evento deste porte”, declarou o reitor Pedro Fernandes.

O 46º FORPROEX-NE foi realizado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e recebe o apoio de três IES do Ceará: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

“Todas as discussões foram muito valiosas. Durante três dias estivemos discutindo a política de extensão da regional Nordeste. Foi muito positivo, fizemos uma discussão em torno da curricularização, da avaliação das ações de Extensão e a creditação, que é um desafio imposto pelo Plano Nacional de Educação (PNE)”, avaliou o professor Me. Etevaldo Almeida, Pró-Reitor de Extensão da UERN.