Mesa redonda debate perspectivas para o financiamento da extensão e formas criativas para captar recursos

Dentro da programação do 46º Fórum de Pró-reitores das Instituições Públicas de Ensino Superior do Nordeste (FORPROEX) que está sendo sediado em Mossoró foi realizada uma mesa redonda que debateu o financiamento da extensão e as formas criativas de capacitação de recursos.

O evento começou com a fala da professora Dra. Regina Lúcia Monteiro Henriques da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Ela explicou que sempre sobra muito pouco em recursos para a extensão e lembrou do surgimento de programas de financiamento que colaboraram para o crescimento da extensão nos últimos anos. “Essa busca por recursos para que a extensão possa continuar é uma luta do Fórum de Pró-reitores. O edital do PROEXT cresceu muito nos últimos anos e embora tenha perdido recursos recentemente tem ajudado no desenvolvimento de recursos para as universidades”, frisou.

O segundo a se pronunciar foi o professor Dr. Ivanilson de Souza Maia da cadeira de extensão rural da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e um dos diretores da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN). Ele destacou que nos últimos tempos a FAPERN recebeu algumas ações estruturantes. Ele citou centros tecnológicos do agronegócio e da aquicultura. Uma ação de extensão da FAPERN que ele destacou é o projeto “Giga Mossoró”, que é realizado em parceria entre UERN, UFERSA e IFRN. “É um trabalho realizado em escolas, hospitais e Detran. Na área da saúde, vamos gerar uma economia significativa na saúde”, lembrou.

O terceiro a falar foi o professor Dr. Ivo Leite Filho da Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), que destacou que as ações de extensão que dão certo precisam ter continuidade. Ele citou o exemplo do Reino Unido. “Lá, talvez, não exista um conceito epistemológico de extensão, mas as coisas simplesmente acontecem”, frisou. O professor Ivo lembrou da importância de quem faz extensão ser aguerrido e persistente na luta por recursos. “Precisamos vencer as pessoas que são burocratas pela burocracia. Quando recursos ficam perdidos porque ninguém pediu? O velho e bom hábito de fazer ofício dos pedidos ajuda a evitar isso”, declarou.

O Pró-Reitor Adjunto de Extensão, Fabiano Mendes, declarou que o evento de hoje tem grande importância para o financiamento da extensão de universidades estaduais. “O que está sendo discutido aqui é a visibilidade que a extensão está ganhando no panorama nacional da educação. Essa mesa está pensando em como isso vai se realizar porque sem financiamento e sem órgãos de financiamento estaduais. Se nós não abrirmos os olhos vai ser muito difícil tocar a extensão”, concluiu lembrando que o professor Ivanilson em seu discurso sinalizou que a FAPERN poderá lançar um edital de extensão.

A 46ª edição do FORPROEX está sendo organizada em Mossoró numa parceria entre UERN, UFERSA, IFRN e UFRN.