Discursos na abertura do FORPROEX-NE defendem ações integradas entre o Ensino, a Pesquisa e a Extensão

A orquestra Big Band, do Conservatório de Música da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), abriu na noite de segunda-feira, 18, a programação do 46ª Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições Públicas de Ensino Superior da Região Nordeste – FORPROEX-NE, que reúne pró-reitores de Extensão de várias instituições do Nordeste.

O evento é realizado pela UERN, Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN/Mossoró), em parceria da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e recebe o apoio de três IES do Ceará: Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e Universidade Estadual do Ceará (UECE).

Vestindo a camiseta da campanha “UERN contra o Aedes”, o reitor Pedro Fernandes prestigiou a abertura do evento e falou sobre as iniciativas das instituições de ensino que atenderam ao chamado do Ministério da Educação. “Nosso orgulho é imenso em recebê-los em nossa cidade. É preciso diálogo e trabalho conjunto para criação de políticas públicas em benefício da sociedade”, declarou o reitor Pedro Fernandes.

Ações integradas entre o ensino, a pesquisa e a extensão centralizaram os discursos dos representantes de outras Instituições: UFERSA, reitor Arimateia Matos; diretor do IFRN/Mossoró, Jailton Barbosa dos Santos; Maria de Fátima Ximenes, Pró-Reitora de Extensão da UFRN; e Jairo José Campos da Costa, Reitor da Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL).

Com o tema “Política de Extensão: o que a sociedade espera das instituições de ensino superior”, o evento discute questões voltadas às exigências da Política Nacional de Educação e atentas às estratégias de consolidação e expansão da Política de Extensão.

A Conferência de Abertura foi ministrada pelo Prof. Dr. Iran Abreu Mendes – UFRN. Em seguida houve apresentação de um grupo de forró pé-de-serra. A programação do evento segue até amanhã, 20 de abril, no Hotel Thermas.