Campanha ‘UERN contra o Aedes’ é lançada no Campus de Pau dos Ferros

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) lançou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, no Campus Avançado Professora Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM/UERN), em Pau dos Ferros, a Campanha “UERN contra o Aedes”.

Diversas Universidades de todo o país atenderam ao chamado do Ministério da Educação para desenvolverem nesta data, 19 de fevereiro, ações educativas de combate ao mosquito Aedes Aegypti – transmissor do Zika, Dengue e Chikungunya.

Na UERN, a coordenação da Campanha é da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX). Com atuação em todas as regiões do Rio Grande do Norte, o objetivo da UERN é conscientizar alunos, professores, técnicos e funcionários terceirizados a atuarem no combate aos focos do mosquito em cada um dos seis Campi e 11 Núcleos Avançados de Ensino Superior.

Além de buscar identificar e combater os riscos de infestação, a Campanha tem um papel educativo e pretende agregar iniciativas de pesquisa e extensão que possam somar nessa luta contra o mosquito. Neste sentido, os alunos, que já atuam em programas formativos e nos estágios obrigatórios nas escolas, serão incentivados a atuarem como multiplicadores desse trabalho de conscientização junto aos estudantes das escolas públicas.

“O Governo Federal está mobilizando Universidades e outras Instituições para que elas desenvolvam ações educativas. Esta é uma causa social forte e temos a obrigação de entrar nessa luta”, afirmou o Reitor Pedro Fernandes, durante reunião com a Comissão da Campanha.

O lançamento nesta sexta-feira, no Campus de Pau dos Ferros, será conduzido pelo Vice-Reitor Aldo Gondim. Na ocasião, será realizado também o Seminário de Ambientação Acadêmica (SAMBA) e o Gabinete Itinerante.

Alunos de Gestão Ambiental farão mapeamento de riscos de infestação no Campus Central

Inserida na Campanha “UERN contra o Aedes”, a atividade prática da disciplina “Análise de Risco Ambiental”, do curso de Gestão Ambiental da UERN, prestará um importante serviço na luta contra o mosquito.

A iniciativa é da professora Samylle Ruana. “Nossos alunos irão mapear as áreas de risco de infestação no Campus Central. Serão 16 alunos que farão esse trabalho com auxílio de um GPS”, explicou Samylle, acrescentando que o trabalho de mapeamento deve ser concluído em quatro semanas.

O programa Canal Aberto desta sexta-feira, 19, transmitido a partir das 7h, na 105 FM, trará uma entrevista com Samylle Ruana sobre essa atividade.

A UERN TV e as redes sociais da UERN também produzirão ações dentro da Campanha. Todos que queiram se engajar ou dar sugestões podem entrar em contato pelo e-mail: uerncontraoaedes@uern.br.