II Fórum de Extensão discute os desafios da curricularização

Os Desafios da Curricularização estão sendo discutidos no II Fórum de Extensão do Oeste Potiguar, VIII Colóquio de Extensão da UERN e o I Salão de Extensão, realizados de forma simultânea por meio de articulação entre a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal Rural do Semi Árido (UFERSA) e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

A programação foi aberta nesta terça-feira, 15 de dezembro, e segue hoje (16) e amanhã (17). A mesa de abertura do evento foi composta por: Aldo Gondim, Vice-Reitor da UERN; Wyllys Abel Farkatt Tabosa, Reitor eleito do IFRN; Jailton Barbosa dos Santos, diretor do Campus do IFRN/Mossoró; Felipe de Azevedo, Pró-reitor de Extensão da UFERSA; e Etevaldo Almeida, Pró-reitor de Extensão da UERN.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora Ana Inês Sousa, da UFRJ, que trouxe sua experiência na universidade carioca e abordou a necessidade de reformulação dos currículos, o marco legal e o Plano Nacional de Educação (PNE) que preconiza 10% do total de créditos para programas e projetos de Extensão.

“É um momento de satisfação para UERN realizar esses três eventos em parceria com a UFERSA e o IFRN, discutindo a curricularização e a indissociabilidade do Ensino, Pesquisa e Extensão”, destacou o Vice-Reitor Aldo Gondim. A importância do diálogo entre as instituições públicas na área de Extensão foi abordada pelo reitor eleito do IFRN, Wyllys Tabosa, pelo Pró-Reitor de Extensão da Ufersa, Felipe de Azevedo, e pelo Pró-Reitor de Extensão da UERN, Etevaldo Almeida.

São mais de 360 congressistas inscritos e 87 trabalhos aprovados. Estão envolvidos 33 coordenadores de Ação de Extensão e 29 avaliadores de trabalhos.

Foto: Renato Araújo