Atividades culturais marcam programação de Seminário Potiguar no Campus Central

A Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) promove desde a manhã desta sexta-feira (11), no Campus Central, atividades culturais dando continuidade à programação do II Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade, iniciada na quarta-feira, no Hotel VillaOeste.

Segundo a professora Ana Lúcia Oliveira Aguiar, o Seminário visa aquecer o debate, a visibilidade e a discussão para a elaboração de políticas e ações inclusivas, voltadas para a quebra de barreiras arquitetônicas e conceituais. Participam destas atividades no Campus Central, alunos e professores das universidades envolvidas (UFERSA, UERN e IFRN) e de escolas públicas, representados pelo programa Mais Educação.

A diretora do DAIN informa que a UERN tem desenvolvido um trabalho muito eficiente na área de acessibilidade e tornou-se referência no Estado. O evento tem oito grupos de trabalho na área da inclusão e acessibilidade, além de minicursos, sendo um de importância fundamental, já que se trata de uma discussão dentro da perspectiva da educação, sobre a Lei Brasileira da Inclusão (Lei nº 13.146/2015), que vem com algumas novidades, especialmente na área das barreiras atitudinais.

Segundo Ana Lúcia, os minicursos debateram LIBRAS, Direitos Humanos, Por um ser humano sem limites, Inclusão dos alunos. Os grupos de trabalho escolheram eixos temáticos, como: Políticas de inclusão; Movimentos Sociais; Educação para a Diversidade e Inclusão; Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica; Assistência Social, Saúde e Diversidade; Ensino, Pesquisa e Extensão na Perspectiva da Educação Inclusão; Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva; e Educação do Surdo e a Legislação de LIBRAS.

A realização do evento conta com a parceria da Faculdade de Educação, associações de pessoas com necessidades especiais de Mossoró, poder público municipal, instituições como UFERSA, IFRN, OAB e FAPERN e o próprio Hotel VillaOeste.